Carregando...
CidadesConsumoMato Grosso

Empresários fecham lojas em cinco cidades de MT em protesto contra Lula

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

Centenas de empresários não abriram lojas nesta segunda-feira (7) em Mato Grosso em protesto à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência. O protesto ocorre em ao menos cinco cidades e, em alguns casos, em paralelo a bloqueios de pistas, que voltaram a ocorrer pela manhã. 

Conforme o site Só Notícias, em Sinop (500 km de Cuiabá) são cerca de 450 lojas fechadas. A manifestação foi convocada por meio de redes sociais, principalmente o WhatsApp. Os tipos de estabelecimentos fechados são variados. 

Em Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá), a quantidade de participantes teria chegado a 500, também com a manifestação de vários segmentos. Há manifestações ainda em Cuiabá, Nova Mutum e Sorriso. 

O contingente de lojas fechadas não foi confirmado por entidades de associados, como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) em Mato Grosso. 

Em nota divulgada há pouco, a CDL informa que não consegue levantar quantas lojas estão fechadas, pois não haveria nenhuma entidade à frente da manifestação. O protesto estaria ocorrendo de maneira “orgânica”. 

Contudo, até o fim da manhã de hoje, “o fluxo de abertura [de lojas] está praticamente normal”.  

“A CDL Cuiabá continua acompanhando e monitorando toda a situação e qualquer novidade a respeito desse assunto voltará a se posicionar através de nota, como fez anteriormente”, diz trecho da nota. 

A Fecomércio disse que não recebeu oficialmente nenhum tipo de informação sobre a participação de comerciantes nos protestos. A federação acompanha os episódios por meio de postagens nas mídias sociais. 

Empresários que fecharam suas lojas defendem pautas levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno das eleições no domingo (30), como a possível interferência do Supremo Tribunal Federal (STF), com menção específica ao ministro Alexandre de Moraes, em questões fora do Judiciário e a suposta censura a políticos e empresários apoiadores de Bolsonaro.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Van Rosa leva apoio psicológico e tira dúvidas sobre auxílio-aluguel para mulheres em Várzea Grande

Unidade móvel do programa SER Família Mulher percorre quatro pontos do município a partir de hoje (8) para fortalecer a rede de combate à violência doméstica
Geral

Sema atende mais de 50 acidentes com cargas perigosas em MT e monta força-tarefa contra contaminação

Em cinco meses, 12 casos registraram vazamento de produtos químicos. Na última semana, um caminhão com 59 mil litros de etanol tombou na BR-163, em Rondonópolis
Crônicas Policiais

Pai é preso em flagrante por espancar filha de 12 anos até a morte em Várzea Grande

Homem fugiu após a mãe encontrar a adolescente caída no quarto, mas se entregou à polícia horas depois
Geral

Pesquisadores de MT transformam cinzas de madeira em fertilizante para baratear produção

Projeto da UFR apoiado pela Fapemat cria adubo sustentável a partir de resíduos. Invenção reduz custos no campo e diminui a dependência de fertilizantes tradicionais