Empresários de Sinop pregam que é necessária inserção no debate político

O país passa por mudanças, muitas vezes doloridas, mas é essencial acreditar e participar da discussão das políticas, aponta consultor

Foto: Felipe Haupt

Com palestras e mesa redonda, empresários de Sinop (500 Km de Cuiabá) e de toda região Norte tiveram a oportunidade de conhecer e debater mais sobre a importância das políticas públicas, no evento “Encontro Empresarial”, idealizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e realizado nessa sexta-feira (5).

Em sua primeira edição, o encontro reuniu autoridades municipais, estaduais e federais. O superintendente da CNDL, Marco Antônio Corradi, destacou que é importante que Sinop esteja inserida, pois a cidade é destaque no comércio e agricultura de todo Estado.

“Nesse momento queremos debater com os agentes públicos maneiras de conseguirmos melhorias para os comerciantes e população em geral”, disse.

Foto: Felipe Haupt

Ainda de acordo com Corradi, o foco do evento foi também levantar a necessidade do pequeno e microempresário na discussão das políticas públicas.

“Conseguimos observar essa falta de protagonismo no cenário nacional. Elegemos os nossos representantes e não colaboramos com eles. Precisamos estar próximos, os orientando para que consigamos ter resultados efetivos para os municípios, para o Estado e até para o país”, completou.

A necessidade de um contato direto com as frentes políticas foi reforçada pelo presidente do CDL Sinop, Marcos Antônio Alves. “Precisamos levar nossas demandas e discuti-las com as autoridades. A escolha de nossa cidade também mostra a grande força da nossa região”, afirmou.

Foto: Felipe Haupt

Representando seu escritório de advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sinop, o advogado e conselheiro federal, Felipe Guerra, também marcou presença. Para ele, é essencial que o empreendedor tenha o conhecimento técnico.

“O momento atual é tenebroso, se não sairmos do comodismo e não nos tornarmos ativos nas discussões, temos muito a perder. É momento de revisão de incentivos, aumentos tributários, não só na indústria e comércio, como no bolso do cidadão, então nada mais lógico do que nós discutirmos isso com maturidade e com sabedoria, para encontrarmos a melhor solução”, disse Guerra.

Foto: Felipe Haupt

O advogado ainda ressaltou que a possibilidade de estar frente a frente com a classe política é uma maneira dos representantes saberem que os empreendedores tem “pretensões”.

“As postulações estão sendo colocadas à mesa. É importante que eles saiam daqui tendo consciência que estamos de olho. Nossas demandas precisam ser observadas por eles, que são os formuladores de nossas políticas públicas”, salientou.

O setor que movimenta o Brasil

Um dos temas abordados nas palestras foi “O setor que movimenta o país”, ministrada pelo consultor Denival Bitencourt Reinaldo. Durante sua fala, o palestrante apresentou dados e estatísticas sobre o setor.

“As pequenas e microempresas movimentam nosso país. Levam produtos de qualidade, geração de emprego, movimentam grandemente a economia local e regional”, explanou.

Foto: Felipe Haupt

Atualmente, de acordo com o consultor, as empresas de pequeno porte são responsáveis por mais da metade dos empregos.

“Esses empreendimentos são o motor que faz com o Brasil esteja cada vez mais forte, pujante, crescendo e se destacando. Estamos falando de 20% do PIB nacional, além desse setor gerar 60% dos empregos. Graças a esse volume o país é isso que vemos nos dias atuais”, afirmou.

Para finalizar, Denival ainda deixou uma mensagem aos empresários de todos os ramos.

“Nesse momento o setor precisa continuar confiante. O país passa por grandes mudanças, que muitas vezes são doloridas e judiam, mas é essencial acreditar e participar da discussão política. Essas mudanças agora é que vão impactar futuramente”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPoliciais salvam bebê de um mês engasgado com chá de alecrim
Próximo artigoUma lista definitiva das melhores respostas ao Desafio da Tampinha