A vida sem propagandas é praticamente impossível. Em todo o momento, lidamos com propagandas em praticamente todo o meio virtual e também o físico, embora diversas cidades tenham decidido dar um basta na quantidade excessiva de outdoors nas ruas.
Ainda assim, parece que ficar livre de publicidades será ainda mais difícil caso o plano de uma empresa russa se torne real. A StarRocket pretende usar uma matriz de CubeSats para criar uma exibição programável vista somente em horários específicos.
Orbitando a uma altitude relativamente baixa, de 400 a 500 quilômetros acima da atmosfera, esses satélites carregariam uma vela desmontável capaz de refletir raios solares para formar pixels. Como o projeto é dependente do sol, ele só seria capaz de exibir os anúncios ao amanhecer e anoitecer.
O “outdoor” espacial teria uma área de 50 quilômetros quadrados. Ele poderia então ser programado para exibir logotipos para pessoas em todo o mundo por intervalos de 6 minutos, cerca de 3 ou 4 vezes por dia.
A ideia, porém, já ganha diversos críticos, pois o satélite iria prejudicar a observação astronômica do cosmo, afetando a percepção dos pesquisadores em prever eventos astronômicos importantes.
O sistema ainda não foi testado, mas a empresa ainda quer testar nesse ano. O projeto precisa ser financiado e enfrentar regulações de diversos mercados ao redor do mundo. A equipe diz que eles conseguiram superar os desafios técnicos associados ao voo de uma série de satélites em formação.
Como as regulamentações espaciais sobre esse tipo de ideia e empresa estão desatualizadas, há grandes chances do projeto ser concretizado.