Empresa garante ter criado o impossível: uma capa de invisibilidade

Sumir nunca foi tão fácil

Quem já viu qualquer filme da saga Harry Potter deve ter pensado como seria muito conveniente possuir uma capa de invisibilidade simplesmente para desaparecer nos momentos mais oportunos.

Até agora, isso parecia coisa apenas de fantasia e ficção, porém uma start-up chamada Hyperstealth garante que o impossível virou realidade.

Sua tecnologia denominada como Quantum Stealth é um material tão delgado como o papel que não requer fonte de energia. Não esperem uma camada mágica, mas como vemos no vídeo, faz um trabalho muito bom na hora de ocultar.

Confira:

Quanto ao material, baseia-se em um enfoque de lentes lenticulares. Dito de outra forma, a tecnologia é a mesma que ocorre quando você vê certas imagens em 3D. O material pode “dobrar” a luz de uma maneira que significa que só podem ser vistas coisas muito próximas ou muito longínquas.

Por tanto, um objeto ou pessoa por trás dele a certa distância se tornará invisível. Segundo contam o material é capaz de dobrar a luz desde o ultravioleta meio e próximo ao infravermelho. Dada a baixa resolução das câmeras que funcionam fora do espectro de luz visível, o efeito se torna bem mais pronunciado e notável quando o material é visto através delas.

Além disso, o material não é afetado pelas cores do que está tentando ocultar, ainda que  distorça significativamente o fundo. Então não é uma camada de invisibilidade mágica: as pessoas saberão que há algo oculto atrás, mas também não saberão o que é.

Quanto aos detalhes do desenvolvimento, a física por trás se baseia no princípio conhecido como lei de Snell, uma fórmula utilizada para calcular o ângulo de refração da luz ao atravessar a superfície de separação entre dois meios de propagação com índice de refração diferente do qual ele estava percorrendo.

Assim é chamada de invisibilidade por refração. Por enquanto, o produto ainda está em fase de testes e deve ser comercializado apenas para fins militares para expandir técnicas de camuflagem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS