Negócios

Embrapa completa 47 anos e foca em integração com o setor produtivo

Atualmente a entidade desenvolve 928 projetos de pesquisa em 43 unidades

2 minutos de leitura
Embrapa completa 47 anos e foca em integração com o setor produtivo
Foto: Joana Silva/Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completou 47 anos nesta semana. Atualmente, a entidade desenvolve 928 projetos de pesquisa em 43 unidades.

Em 2019, o número de projetos com a participação direta da iniciativa privada saltou de 5,9% para 12,1%, e a projeção é chegar a 40% até 2022.

“Estamos movendo nossa programação de pesquisa para que em torno de 40% dos projetos atendam à solução de problemas imediatos do agro brasileiro”, disse o presidente Celso Moretti.

Os outros 60%, segundo Moretti, estão na linha de indução tecnológica, ou seja, projetos que têm como base demandas presentes difusas ou demandas para a solução de problemas futuros, que ainda não afligem o produtor brasileiro.

O papel da pesquisa agropecuária no Brasil

Com o apoio da pesquisa agropecuária, o país saiu da posição de importador de alimentos para tornar-se grande player no mercado de commodities, o que vem assegurando ao agronegócio o resultado de 22% do PIB brasileiro.

O país é protagonista na produção e exportação de soja, café, carne bovina, carne de frango, suco de laranja e milho.

“Saímos de importador para exportador de alimentos, e a Embrapa contribuiu fortemente ao longo de seus 47 anos para esse salto de produtividade do agro brasileiro”, afirma Moretti.

Enfrentamento da covid-19

Para apoiar o Governo Federal no planejamento de estratégias territoriais de combate à covid-19, a Embrapa sistematizou painéis gráficos que mostram o avanço dos casos da doença no território nacional.

Eles mostram a evolução temporal diária, além da espacialização estadual dos casos da doença.

Os gráficos são estruturados mediante o uso do ArcGIS – software de geoprocessamento – sobre o banco de dados abertos disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

As informações por estado podem ser detalhadas a partir do acesso ao nome da unidade federativa. Essa iniciativa-piloto pode ser aprimorada de acordo com demandas específicas do Ministério da Saúde.

Para ver todas as informações sobre as ações da Embrapa em função da pandemia, basta visitar a página especial Covid-19.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes