CidadesCuiabáJudiciário

Emanuel Pinheiro tem 24 horas para apresentar plano de vacinação de presos

Foto de André Souza
André Souza

A Justiça de Mato Grosso deu 24 horas para que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), apresente o plano de vacinação para os detentos do município que tenham mais de 60 anos. A decisão foi assinada pelo desembargador Rui Ramos, nesta quinta-feira (13).

Para a decisão, o magistrado analisou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a covid-19.

O documento, segundo a sentença, deixou claro o critério etário como fator principal, não estabelecendo “qualquer distinção sobre estar ou não privado de liberdade”.

Para Ramos, ao negar vacina para esse grupo coloca-se “as pessoas privadas de liberdade em uma segunda categoria de cidadãos, como se fossem uma classe subalterna de seres humanos, o que é inadmissível em um Estado Democrático de Direito”.

Outras determinações

Além da apresentação do plano em 24 horas, o desembargados determinou que a vacinação dos presos com mais de 60 anos seja iniciado em cinco dias. Caso a ordem seja descumprida, a decisão prevê multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento ao prefeito Emanuel Pinheiro.

A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com Secretaria Estadual de Comunicação. O espaço continua aberto para manifestação.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

PM prende suspeitos de executar homem em frente a bar em Alto Paraguai

Dupla de 18 e 25 anos foi localizada com duas pistolas e munições no centro da cidade; crime ocorreu na última segunda-feira (20)
Crônicas Policiais

Cavalaria da PM prende foragido da Justiça por homicídio em Cuiabá

Homem de 26 anos, procurado no Maranhão, foi localizado no bairro Canjica durante patrulhamento da Polícia Militar
Crônicas Policiais

Líder de facção do Ceará é preso em operação conjunta da Polícia Civil em MT

Foragido de 34 anos foi localizado na região do Manso com arma modificada e tinha três mandados de prisão em aberto
A Propósito

Silval quer pagar parceladinho…

Ex-governador quer dividir valor restante da delação em cinco anos
23 de abril de 2026 12:48