Cuiabá

Emanuel Pinheiro promete lançar em outubro licitação do transporte coletivo em Cuiabá

2 minutos de leitura
Emanuel Pinheiro promete lançar em outubro licitação do transporte coletivo em Cuiabá
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que lançará em outubro um edital para licitar o transporte coletivo em Cuiabá. Ele disse que planeja terminar o certame até maio de 2019, quando se encerram os contratos atuais das empresas que operam o sistema, Pantanal Transportes, Expresso Norte Sul e Integração Transporte.

Ele informou que o edital deve conter itens para melhorar a qualidade da frota e uma nova distribuição dos ônibus pelas linhas, para otimizar o atendimento aos usuários. Atualmente, a passagem custa R$ 3,85.

“Correndo tudo bem na licitação, podemos conhecer as novas empresas até maio e atender à meta de revolucionar o transporte coletivo da capital. Melhorar e renovar a frota, para termos ônibus com ar-condicionado, [internet] wifi, e adaptados a pessoas com deficiência”, afirmou Emanuel, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (25).

“Mas não adianta mudar apenas os ônibus, e deixar o sistema bagunçado. Vamos racionalizar o sistema. São 400 veículos que precisam ser melhor distribuídos na cidade para atender à população que usa os serviços”, completou o prefeito.

A última licitação foi realizada entre 2002 e 2003, na gestão de Roberto França, e foi questionada pelo Ministério Público Estadual (MPE). Das empresas atuais, apenas a Norte Sul foi vencedora do certame. Outras vencedoras foram a AGE Transportes, que faliu; a Princesa do Sol, que teve as linhas leiloadas em uma ação judicial para pagar dívidas trabalhistas; e a Nova Cuiabá, que hoje é a Pantanal Transportes.

Pontos de ônibus

O prefeito prometeu, ainda, entregar duas novas estações nos mesmos moldes da que fica na Praça Alencastro: a estação Ipiranga, no fim deste ano, e a estação Bispo Dom José, até abril de 2019, quando a capital completa 300 anos. Inaugurada em janeiro deste ano ao custo de R$ 1,2 milhão, a estação tem ar-condicionado e temporizador, e e tem painéis de energia solar.

Além disso, ele informou que pretende ampliar o número de pontos cobertos com contêineres, nos mesmos moldes do instalado em frente ao Pantanal Shopping. “Vamos começar a trocar, paralelamente nos centros e nos bairros, esses abrigos terríveis que não protegem nem da chuva nem do sol”, disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes