Cidades

Emanuel mantém recomendação de isolamento social e shoppings devem permanecer fechados

Segundo ele, as ações já implementadas na Capital seguem valendo até o dia 5 de abril

2 minutos de leitura
Emanuel mantém recomendação de isolamento social e shoppings devem permanecer fechados
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) disse nesta quinta-feira (26) que respeita a decisão do governador Mauro Mendes (DEM), mas que manterá a recomendação de isolamento social e o fechamento de estabelecimentos comerciais devido ao surto do novo coronavírus, causador da covid-19.

Ou seja, os shoppings da capital deverão permanecer fechados e os supermercados, por exemplo, com horários mais restritos.

Segundo ele, as ações já implementadas na Capital seguem valendo até o dia 5 de abril, nessa primeira fase e poderão ser prorrogadas. Ele lembrou que as medidas são respaldadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

“Somente após essa data e avaliado seus resultados iniciais é que serão estabelecidas novas medidas pela Prefeitura Municipal”, disse o prefeito.

Na manhã desta quinta-feira (26), o Governo do Estado publicou um decreto que mantém a recomendação do isolamento social, especialmente para idosos e pessoas que estão na faixa de risco de contágio, mas dá liberdade para o funcionamento das atividades econômicas no Estado.

O prefeito lembrou que “o vírus não circula, quem circula são as pessoas. Por isso, cuidar da sua saúde, cuidar das pessoas é tão fundamental. Cuiabá não pode sucumbir. Neste momento, não há atividade econômica que prevaleça à vida. Primeiro cuidamos da população, depois recuperamos a economia.”

Emanuel disse ainda que em meio a tantas incertezas, há uma percepção unânime: é necessário agir. “Lidamos com uma questão global e os  modelos de gestão, obrigatoriamente, devem ser reavaliados. Não podemos ter como prioridade a economia. A prioridade é a vida”.

Em nota, o prefeito pediu apoio da sociedade, do Governo do Estado, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao Ministério Público e à Defensoria Pública, Associação Mato-grossense dos Municípios e demais instituições.

“É fundamental a união de todos, em especial dos poderes e instituições, para essa cruzada contra a COVID-19 e em defesa da cidadania e da dignidade da pessoa humana.”

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes