Emanuel mantém recomendação de isolamento social e shoppings devem permanecer fechados

Segundo ele, as ações já implementadas na Capital seguem valendo até o dia 5 de abril

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) disse nesta quinta-feira (26) que respeita a decisão do governador Mauro Mendes (DEM), mas que manterá a recomendação de isolamento social e o fechamento de estabelecimentos comerciais devido ao surto do novo coronavírus, causador da covid-19.

Ou seja, os shoppings da capital deverão permanecer fechados e os supermercados, por exemplo, com horários mais restritos.

Segundo ele, as ações já implementadas na Capital seguem valendo até o dia 5 de abril, nessa primeira fase e poderão ser prorrogadas. Ele lembrou que as medidas são respaldadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

“Somente após essa data e avaliado seus resultados iniciais é que serão estabelecidas novas medidas pela Prefeitura Municipal”, disse o prefeito.

Na manhã desta quinta-feira (26), o Governo do Estado publicou um decreto que mantém a recomendação do isolamento social, especialmente para idosos e pessoas que estão na faixa de risco de contágio, mas dá liberdade para o funcionamento das atividades econômicas no Estado.

O prefeito lembrou que “o vírus não circula, quem circula são as pessoas. Por isso, cuidar da sua saúde, cuidar das pessoas é tão fundamental. Cuiabá não pode sucumbir. Neste momento, não há atividade econômica que prevaleça à vida. Primeiro cuidamos da população, depois recuperamos a economia.”

Emanuel disse ainda que em meio a tantas incertezas, há uma percepção unânime: é necessário agir. “Lidamos com uma questão global e os  modelos de gestão, obrigatoriamente, devem ser reavaliados. Não podemos ter como prioridade a economia. A prioridade é a vida”.

Em nota, o prefeito pediu apoio da sociedade, do Governo do Estado, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao Ministério Público e à Defensoria Pública, Associação Mato-grossense dos Municípios e demais instituições.

“É fundamental a união de todos, em especial dos poderes e instituições, para essa cruzada contra a COVID-19 e em defesa da cidadania e da dignidade da pessoa humana.”

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDanai Gurira se despede de fãs de The Walking Dead com post emocionado
Próximo artigoVeja o que chega na Amazon Prime Video em abril