Cidades

Emanuel edita novo decreto liberando o funcionamento de inúmeros segmentos do comércio e indústria

Conforme a publicação, a permissão foi estendida para o transporte de cargas, borracharias e oficinas e agropecuárias e outras

2 minutos de leitura
Emanuel edita novo decreto liberando o funcionamento de inúmeros segmentos do comércio e indústria
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou nesta terça-feira (24) o decreto nº 7.850 com novas medidas emergenciais no combate à disseminação do novo coronavírus. O documento traz novas liberações e ajustes nos estabelecimentos e atividades com autorização para continuar em funcionamento.

Conforme a publicação, a permissão foi estendida para o transporte de cargas; produção, distribuição, comercialização e entrega; borracharias e oficinas; empresas de construção civil; agropecuárias; serviços de call center; pet shops; correios; comércio estabelecido de produtos naturais; lojas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal.

Além disso, as fábricas e lojas de bolos caseiros e panificado também foram contempladas, porém com a proibição do consumo dentro dos estabelecimentos.

No caso de igrejas e templos religiosos, o novo decreto estabelece que poderão manter suas portas abertas simbolicamente. Mas está vedada a celebração de cultos, missas e rituais com a presença de público dentro dos templos.

“Baixamos esse decreto pensando em promover a adequação das medidas já adotadas. Estamos vivendo um momento crítico, no qual precisamos proteger a todos e ter sensibilidade e coragem para tomar as decisões corretas por mais duras que possam parecer”, explicou Emanuel.

Segundo o prefeito, os ajustes foram feitos com base nas orientações do Ministério da Saúde, e no que vem sendo executado em grandes centros. Contudo, o prefeito garante que o foco é o resguardo e a saúde da população. “Principalmente daqueles que se encaixam nos grupos de risco”, pontuou.

Em obediência a decisão judicial, o decreto nº 7.850 também mantém 1/3 da frota de ônibus do Transporte Coletivo Municipal, durante o período de 23 de março a 5 de abril. Para isso, veículos deverão passar por esterilização diária, circular com capacidade máxima de passageiros limitada a 50% da capacidade total, e disponibilizar álcool gel para os usuários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes