Mato Grosso

Em último debate, candidatos mais criticam os adversários do que apresentam propostas

3 minutos de leitura
Em último debate, candidatos mais criticam os adversários do que apresentam propostas
Foto: Amanda Teodoro/G1

Os candidatos ao Governo de Mato Grosso apresentaram poucas propostas e muitas críticas aos concorrentes durante o último debate político do 1º turno, realizado na manhã desta quinta-feira (04) pela rádio Centro América FM.

O postulante pelo partido Rede, Arthur Nogueira, não poupou alfinetadas aos adversários. Ele disse que a população está “estarrecida” com denúncias de corrupção e com políticos sendo pegos recebendo dinheiro de corrupção.

Arthur, inclusive, citou um vídeo em que, supostamente, aparece o deputado federal Valtenir Pereira (MDB) recebendo dinheiro do coordenador de campanha de Mauro Mendes (DEM), que seria usado para pagar dívidas de campanha eleitoral.

O candidato do partido Rede perguntou ao concorrente Mauro sobre qual seria a política de combate à corrupção que ele implementará, se eleito, tendo em vista que sua coligação conta com “diversos políticos envolvidos em esquema de corrupção”.

Mauro Mendes respondeu dizendo que os adversários criaram uma quadrilha para espalhar mentiras na internet, para enganar o eleitor. Ele fala que os vídeos são armações mentirosas. “Esse vídeo que o senhor cita é de 2010, que eles tentam enganar o eleitor dizendo que é de agora. É lamentável que os concorrentes desesperados tentam criar vários factoides”.

Os ataques, de acordo com o candidato do DEM, se dão porque as pesquisas apontam sua vitória em primeiro turno. Ele ressaltou que, enquanto prefeito de Cuiabá, não teve nenhum escândalo de corrupção. “Para combater a corrupção, a melhor forma é dar o exemplo. Eduque bem seu filho, dê o exemplo que você vai conduzir bem uma equipe”, disse, durante o debate.

Arthur ironizou dizendo que se o exemplo vem de casa, Mauro teria que ter pensando antes de fazer a coligação com partidos que contam com candidatos que saíram da prisão recentemente. “E estão pedindo voto para o senhor e para a sua coligação”.

Questionado sobre o duodécimo aos Poderes, Mauro Mendes disse que é preciso renegociar o repasse, pois enquanto falta dinheiro no governo para investir na saúde, sobra em algumas outras instituições.

O candidato Mauro Mendes também ironizou o concorrente do PR, Wellington Fagundes, ao dizer que o republicano não sabe como funcionam os incentivos fiscais. Em resposta, o candidato do PR disse que o democrata criou um grupo na Federação das Indústrias de Mato Grosso para se beneficiar dos incentivos.

O governador e candidato à reeleição Pedro Taques (PSDB), sem citar nome, disse que quem fica rico por meio dos incentivos fiscais também comete desvios de recursos.

Taques foi questionado sobre seu índice de rejeição nas pesquisas, sem mesmo conseguir manter seu grupo político unido. O tucano disse que a rejeição é normal para quem está no exercício do mandato, mas que os índices têm caído porque os cidadãos estão tendo conhecimento dos feitos de sua administração.

Quanto ao isolamento político, Taques afirmou que conta com poucos partidos em sua coligação pelo fato de que os políticos não queriam fazer uma administração como ele desejava. “Eu não faço acordo político para ratear o Estado, para dividir o Estado. Por isso algumas pessoas pularam para o outro lado”, garantiu.

Wellington Fagundes, durante o debate, alfinetou o adversário Mauro Mendes ao dizer que ele insiste em não ter humildade, mesmo tento perdido eleições anteriores. O democrata, em certo momento, falou que o republicano também não conseguiu ser eleito como prefeito de Rondonópolis.

Propostas

Os quatro candidatos presentes no último debate político falaram de algumas propostas de governo. Os postulantes destacaram ações que seriam realizadas para melhorar a saúde, incentivos fiscais, obras de infraestrutura e investimento em segurança pública.

Ausência

O candidato ao Governo do Estado de Mato Grosso pelo Psol, Moisés Franz, não compareceu ao debate. Por meio da assessoria de imprensa, ele disse que amanheceu com rouquidão e garganta inflamada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes