Em shopping de Cuiabá, restaurante italiano “abre a cozinha” para os clientes

No Tre Basili, chefs cozinham e finalizam os pratos na frente do cliente. O buffet tem, em média, 20 opções de comida italiana

Parte da equipe do Tre Basili: Fábio Shiga, Sibele Ribeiro e Marcos Oliveira (:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Recém-inaugurado em Cuiabá, o restaurante de comida italiana Tre Basili leva para o cotidiano frenético dos shoppings o clima descontraído das cozinhas familiares. A cozinha aberta, funcionando a pleno vapor em uma praça de alimentação, proporciona comunicação direta entre o consumidor e a equipe.

Na maior parte dos restaurantes, o cliente aguarda pelo prato à mesa ou se serve em um buffet montado com comida preparada em um outro ambiente. No Tre Basili, no entanto, a clientela pode ver os chefs em ação, cozinhando e finalizando os pratos bem à sua frente.

A propósito, a diversidade de opções do buffet – em média 20 itens – faz saltar os olhos e aguça o paladar. O preço também é camarada: R$ 59,90 o quilograma, de segunda a sexta-feira, e R$ 69,90, aos sábados, domingos e feriados.

E é nesse clima de interação que a magia da cozinha descontraída e compartilhada promove uma conexão afetiva entre a equipe e a clientela que tem toda liberdade de questionar sobre modo de preparo e ingredientes utilizados, por exemplo.

O cliente pode solicitar preparo de massas, na hora que chegar ao restaurante e acompanhar o preparo e finalização

Como não há divisão entre a cena e os bastidores, o gerente e chef da equipe, Fábio Shiga, ressalta que o feedback dos clientes é muito importante para motivar os profissionais e reflete na qualidade da comida. “Desde que abrimos, no dia 20 de maio, temos aprimorado as receitas dia a dia, a partir do retorno dos clientes”, conta.

Segundo Fábio, o proprietário do estabelecimento, Eduardo Toshio – que também está à frente de um dos restaurantes mais frequentados de comida japonesa da cidade, o Sushi Box – o Tre Basili pode ser um restaurante pioneiro no Brasil.

“Não temos registro de outro restaurante com cozinha aberta, funcionando em outro shopping no país. Ele trouxe esse conceito para Cuiabá, inspirado por viagens que fez a vários países. Essa é uma tendência”. Fábio ressalta que o novo desafio, depois de dez anos no mercado, é emplacar o restaurante de comida italiana.

Culinária italiana

Em italiano, Tre Basili quer dizer, três manjericões. Por isso mesmo, manter o frescor da comida servida em um buffet é foco dos esforços da equipe. A produção é diária e duas vezes ao dia os chefs Sibele Ribeiro, Marcos Oliveira, Diego Rabelo e Fábio Shiga vão para a cozinha, dividindo as tarefas.

Em média, 20 itens estão listados no menu. Dentre eles, opções de salada, pães, massas, carnes e sobremesas. “Mas o cliente também pode pedir para gente fazer seu macarrão na hora”, explica.

As massas longas são todas importadas, mas todo os outros itens vêm de fornecedores locais, como é o caso dos pães. Mas, em sua grande maioria, eles são preparados na cozinha instalada no shopping, tudo de modo artesanal.

Fábio Shiga é gerente e um dos chefs do estabelecimento “fast food prime” de cozinha italiana ( Ednilson Aguiar/ O Livre)

Tem spaghetti, fettuccine, linguini, talharim e ainda nhoque e ravióli. A massa destes dois últimos é preparados pela equipe, assim como os molhos de bolonhesa, ao sugo, pesto, carbonara e creme de cebola.

A chef Sibele Ribeiro enfatiza que, além da culinária italiana ser bastante acessível, ela também realça o clima amistoso, que é proposta do restaurante. “A cozinha italiana é afetiva, tem um quê de família, de compartilhar momentos alegres. Sem contar que, no buffet, os clientes têm a chance de degustar de maneira rápida pratos que necessitam de um tempo maior de preparo”.

O ossobuco com polenta, por exemplo, leva até duas horas para ficar pronto. Normalmente, o cliente só teria acesso a esse prato reservando um tempinho em casa ou indo a casas de comida italiana que atendem apenas no a la carte. No caso do Tre Basili, dá para experimentar um pouquinho de cada.

Dentre as opções de entrada vale colocar no prato salada ceasar, que ganha toque especial do restaurante: tem alface, croutons e molho parmesão cremoso, com bacon. Já entre os pães, faz sucesso os de calabresa e de azeitona.

Pizzas artesanais também não ficam de fora mas, por enquanto, são servidas apenas as clássicas da culinária italiana, como peperoni, calabresa e margherita.

Entre as opções de proteína, o destaque fica com a fraldinha e a costelinha de porco, ambas as carnes, assadas no forno. Para finalizar, as sobremesas “estreantes” são frutas assadas, como maçã, pêra e fatias de abacaxi, com açúcar e canela.

O Tre Basili está na Praça de Alimentação do Pantanal Shopping (avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3300), ao lado do Sushi Box. Fica aberto todos os dias, das 11h às 22h. Estudantes da Unic Pantanal, clientes da Academia Fórmula, do Pantanal Shopping e lojistas têm desconto de 10% no kg.

Telefone: 3644-6798. Siga o Tre Basili no Instagram e curta a página no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPrimeira do Brasil, ala LGBTI+ em penitenciária de Cuiabá tem até fila de espera
Próximo artigoSócias criam aplicativo de transporte exclusivo para mulheres

O LIVRE ADS