Cidades

Em seis meses, 705 quilos de drogas foram apreendidos e 143 pessoas foram presas por tráfico em Cuiabá

Apreensões e prisões são parte de ações da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes da Capital

3 minutos de leitura
Em seis meses, 705 quilos de drogas foram apreendidos e 143 pessoas foram presas por tráfico em Cuiabá
Foto: Polícia Civil

Somente nos seis primeiros meses de 2020, 705 quilos de drogas já foram apreendidos em Cuiabá. Além disso, 143 pessoas já foram presas pelo crime de tráfico de entorpecentes e 24 armas foram retiradas de circulação e 34 veículos também foram apreendidos.

As ações são fruto do trabalho da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), que fechou o primeiro semestre do ano com 501 inquéritos policiais concluídos.

Dos 705 quilos, 649  quilos foram de maconha, 7,5 quilos de cocaína e 48,6 quilos de outros entorpecentes. Com as ações da DRE, R$ 92 mil de dinheiro do tráfico também foram apreendidos.

Foto: Polícia Civil

Segundo o diretor de atividades especiais da Polícia Civil, o delegado Fernando Vasco, os resultados obtidos pela DRE mostram o papel da Polícia Civil no combate a um tipo de crime que alimenta outras atividades ilícitas: o tráfico.

O delegado titular da unidade, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, afirmou que, mesmo diante do déficit de efetivo e da pandemia do coronavírus, há um empenho e dedicação de toda a equipe da unidade para alcançar os resultados obtidos.

Para o segundo semestre deste ano, o delegado espera que as ações da unidade ainda ganhem reforços com a aplicação de valores de bens aprendidos no tráfico de drogas e leiloados pelo Estado.

Foto: Polícia Civil

“Parte desses recursos deve retornar para a delegacia e será empregado no aprimoramento de ações investigativas da unidade, para somar e fortalecer a atuação da DRE”, disse o delegado Vitor Hugo.

Integração

O delegado Vitor Hugo contou que, para alcançar o resultado obtido, a unidade definiu em um planejamento as metas para as equipes, ações integradas com outros órgãos de segurança, inclusive de outros estados, trabalho operacional aliado à inteligência policial e contou com o apoio da sociedade por meio de denúncias que são recebidas diariamente pelo número 197.

Algumas ações da DRE contam com apoio de outras unidades da Polícia Civil, inclusive de outros estados, da Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Polícia Rodoviária Federal, assim como o Ministério Público e Poder Judiciário nas medidas judiciais relacionadas à repressão ao tráfico de drogas.

“Esse conjunto de estratégias vem fortalecendo o trabalho da delegacia, que trabalha em diferentes vertentes, uma vez que o tráfico de drogas traz consequências drásticas à sociedade, fomentando outros crimes contra o patrimônio, homicídios e muitas causando tragédias na vida de milhares de famílias”, frisa Vitor Hugo.

Incineração

Toda a droga apreendida nas ações da DRE é incinerada após autorização judicial. Neste primeiro de 2020 foi feita a incineração de mais de 1,6 mil quilos de drogas, incluindo apreensões do ano anterior.

Foto: Polícia Civil

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes