BrasilEstados

Em São Paulo, mais de 1,4 mil não voltaram à cadeia após saidinha de fim de ano

padrasto preso
Foto de Redação
Redação

Os presídios de São Paulo iniciaram 2020 mais vazios. Cerca de 1,4 mil presos que saíram (tem teoria) temporariamente da cadeia, no final do ano passado, não retornaram.

Os números são da Secretaria de Administração Penitenciária e apontam, entretanto, que os fugitivos são minoria absoluta.

No total, 32.754 detentos foram beneficiados com a saída temporária prevista na Lei de Execuções Penais. Destes, 31.266, ou seja, 95,4% deles, voltaram aos presídios.

A saída temporária precisa de autorização judicial.

Ela vale para condenados que cumprem pena em regime semiaberto e têm bom comportamento e para detentos que tenham cumprido, no mínimo, um sexto da pena, em caso de primários, e um quarto, se reincidentes,.

O prazo fora da cadeira não supera sete dias e pode ser concedido em até cinco ocasiões por ano.

Os presos que não retornam à unidade prisional passam a ser considerados foragidos e,  se recapturados, voltam ao regime fechado.

(Com informações da Agência Brasil)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Mais de 70 pessoas foram presas em 2025 por fazer “gato” de energia em MT

Energisa e polícia intensificam fiscalização desde janeiro
A Propósito

Parabéns, Xomano!

Xomano venceu mais uma batalha e não precisará fazer mais hemodiálise
Alistamento Voluntário Feminino - Forças Armadas - Exército
Oportunidades

Quer vestir a farda? Exército abre seleção com mais de 1,1 mil vagas

Inscrições vão até 4 de maio e salário pode chegar a R$ 6,7 mil
Geral

Várzea Grande pode se tornar cidade modelo em políticas públicas para a causa animal

Cidade vem estruturando políticas públicas para acolher e diminuir a população de cães e gatos de ruas
21 de abril de 2026 16:24