Início Cidades Em MT, 30 medidas protetivas são concedidas por dia às mulheres agredidas

Em MT, 30 medidas protetivas são concedidas por dia às mulheres agredidas

Este ano, já foram mais de 4.900 concessões reforçando o crescimento da busca pelo recurso

(Foto: Ilustração)

Com uma média diária de 30 concessões de medidas protetivas às mulheres vítimas de violência, Mato Grosso já contabiliza 4.902 recursos concedidos em 2022, no período de 1º de janeiro a 22 de junho. Os dados estão disponíveis no Sistema Omni, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso.

Os números apontam que o número contabilizado este ano representa 47% do total registrado em 2021, quando foram concedidas 10.268 medidas protetivas. Este valor, inclusive, representou um aumento de 28% com relação a 2020, quando foram concedidas 8.184 medidas.

Outra ferramenta emprega na proteção às mulheres é o botão do pânico, o qual é usado por 3.673 mulheres no Estado e já foi acionado 231 vezes este ano, no mesmo período, conforme divulgado pelo jornal A Gazeta, deste domingo (26).

Recurso efetivo

Para a defensora pública e coordenara do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública, Rosana Leite, os números refletem que a violência contra as mulheres não diminuiu. Porém, demonstra que as vítimas estão mais confiantes na lei Maria da Penha, que visa proteger esse público.

Leite avalia que as medidas protetivas são instrumentos importantes em prol da proteção da vítima, principalmente, aquelas que determinam o afastamento do agressor.

Afinal, esse homem conhece a rotina da vítima, portanto, diante do descumprimento, a polícia deve ser comunicada imediatamente.

LEIA TAMBÉM

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui