Em mostra na UFMT nesta quarta-feira, Festival Tudo Sobre Mulheres lança inscrições

Anúncio será feito durante a mostra Tudo Sobre Mulheres, que mensalmente é realizada na UFMT, como aquecimento do festival que ocorre em agosto

A cineasta Tata Amaral é homenageada desta edição (foto: IEA USP)

Antecedendo a data do Tudo Sobre Mulheres – Festival de Cinema Feminino, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 24 de agosto, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas em parceria com a UFMT.

Uma delas é a mostra mensal do festival, com filmes já exibidos em edições anteriores, projetados na Sala Névio Lotufo, do Cineclube Coxiponés. A curadoria é da realizadora do festival, Danielle Bertolini, com mediação de Lelica Elis Pereira de Lacerda, que conduz o bate-papo com a plateia.

Nesta quarta-feira (17), além da sessão de filmes, haverá o anúncio da abertura das inscrições para a nova edição do festival que neste ano, homenageia a cineasta Tata Amaral. Desde a sua criação, o festival privilegia o universo feminino. “Aliar a causa e bandeiras das mulheres ao lúdico da arte, através do cinema, teatro, dança, artes plásticas, além de exibir filmes dirigidos por mulheres e homens nos faz diferentes dos demais eventos realizados no Brasil, e o que mais precisamos neste momento é a união entre as pessoas”, frisa Bertolini.

A homenageada tem grande contribuição ao cinema nacional. Ela é diretora de filmes que já se tornaram clássicos, como “Um Céu de Estrelas”, “Antônia” (que gerou a série homônima na Globo), “Trago Comigo”, “Hoje”, e o mais recente “Sequestro Relâmpago”.

Como de costume, mulheres mato-grossenses das artes visuais também ganham destaque, caso da chapadense, Ruth Albernaz. A identidade visual do festival vem de uma releitura onírica que a artesã, bióloga e artista plástica fez de Maria Taquara. Além de ser a arte que inspirará os materiais gráficos do Festival, os troféus tela também serão reproduções da ‘Maria Taquara Livre e Onírica’”.

Festival migra para Chapada no encerramento

Mantendo a tradição de Chapada dos Guimarães sediar o festival, o encerramento da programação acontecerá na cidade, dia 24 de agosto, na praça Dom Wunibaldo (em frente à igreja) com uma programação musical acontecendo em conjunto com a Feirinha Chapada Sustentável, também já tradicional na cidade.

As parcerias do Tudo Sobre Mulheres consolidadas até o momento são: Universidade Federal de Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Cineclube Coxipones e o Curso de Cinema e Audiovisual; Assembleia Legislativa, através da Sala da Mulher e TVAL; BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá), Genius Publicidade, Cult Produção de Conteúdo Inteligente, Aline Wendpap Assessoria de Comunicação, Sebrae MT, Secretaria de Estado de Cultura, Colégio Fato e a Cia. de Teatro Cena Onze e Elo Company.

O Tudo Sobre Mulheres é realizado pela Cumbaru Produções Artísticas, produtora sediada em Cuiabá desde 2005.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS