Em mostra na UFMT nesta quarta-feira, Festival Tudo Sobre Mulheres lança inscrições

Anúncio será feito durante a mostra Tudo Sobre Mulheres, que mensalmente é realizada na UFMT, como aquecimento do festival que ocorre em agosto

A cineasta Tata Amaral é homenageada desta edição (foto: IEA USP)

Antecedendo a data do Tudo Sobre Mulheres – Festival de Cinema Feminino, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 24 de agosto, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas em parceria com a UFMT.

Uma delas é a mostra mensal do festival, com filmes já exibidos em edições anteriores, projetados na Sala Névio Lotufo, do Cineclube Coxiponés. A curadoria é da realizadora do festival, Danielle Bertolini, com mediação de Lelica Elis Pereira de Lacerda, que conduz o bate-papo com a plateia.

Nesta quarta-feira (17), além da sessão de filmes, haverá o anúncio da abertura das inscrições para a nova edição do festival que neste ano, homenageia a cineasta Tata Amaral. Desde a sua criação, o festival privilegia o universo feminino. “Aliar a causa e bandeiras das mulheres ao lúdico da arte, através do cinema, teatro, dança, artes plásticas, além de exibir filmes dirigidos por mulheres e homens nos faz diferentes dos demais eventos realizados no Brasil, e o que mais precisamos neste momento é a união entre as pessoas”, frisa Bertolini.

A homenageada tem grande contribuição ao cinema nacional. Ela é diretora de filmes que já se tornaram clássicos, como “Um Céu de Estrelas”, “Antônia” (que gerou a série homônima na Globo), “Trago Comigo”, “Hoje”, e o mais recente “Sequestro Relâmpago”.

Como de costume, mulheres mato-grossenses das artes visuais também ganham destaque, caso da chapadense, Ruth Albernaz. A identidade visual do festival vem de uma releitura onírica que a artesã, bióloga e artista plástica fez de Maria Taquara. Além de ser a arte que inspirará os materiais gráficos do Festival, os troféus tela também serão reproduções da ‘Maria Taquara Livre e Onírica’”.

Festival migra para Chapada no encerramento

Mantendo a tradição de Chapada dos Guimarães sediar o festival, o encerramento da programação acontecerá na cidade, dia 24 de agosto, na praça Dom Wunibaldo (em frente à igreja) com uma programação musical acontecendo em conjunto com a Feirinha Chapada Sustentável, também já tradicional na cidade.

As parcerias do Tudo Sobre Mulheres consolidadas até o momento são: Universidade Federal de Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Cineclube Coxipones e o Curso de Cinema e Audiovisual; Assembleia Legislativa, através da Sala da Mulher e TVAL; BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá), Genius Publicidade, Cult Produção de Conteúdo Inteligente, Aline Wendpap Assessoria de Comunicação, Sebrae MT, Secretaria de Estado de Cultura, Colégio Fato e a Cia. de Teatro Cena Onze e Elo Company.

O Tudo Sobre Mulheres é realizado pela Cumbaru Produções Artísticas, produtora sediada em Cuiabá desde 2005.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOperação Semana Santa reforça policiamento em rodovias federais de MT
Próximo artigoConcessionária inicia troca de hidrômetros em bairros de Cuiabá

O LIVRE ADS