Ao longo de 2019, o brasileiro gastou 3h45 por mês de seu tempo acessando aplicativos em celulares. Esses minutos desperdiçados (ou não) renderam ao país a terceira colocação no ranking feito pela consultoria App Annie.
A edição da pesquisa deste ano foi divulgada nesta quarta-feira (15) e mostrou que o Brasil está cinco minutos acima da média mundial, mas ainda perdendo para a China (segunda colocada), onde o tempo gasto é de quase 4 horas, e para a Indonésia, onde as pessoas passam 4h40 conectadas.
No mundo todo, o tempo de uso dos aplicativos cresceu 35% desde 2017. O país que mais contribuiu para isso foi a China, onde o acréscimo foi de 60%.
Nesse quesito, o Brasil ficou em quarto lugar (15%), empatado com a Alemanha, a Coreia do Sul, o Japão e o Reino Unido.
- 2º colocados: Índia, Canadá e França (25%)
- 3ª colocada: Indonésia (20%)
A pesquisa mostrou ainda que a chamada geração Z (nascida entre 1997 e 2012) é que a mais usa esse tipo de ferramenta. Em média, essas pessoas gastaram 3h46 de seus meses fazendo isso.
A preferência não é por jogos
Os apps de finanças foram os mais baixados no mundo. Eles foram acessados um trilhão de vezes em 2019, o que representa um crescimento de 100% em relação a 2017.
O Brasil também ficou em terceiro neste ranking, atrás da Índia e da China. Mas tem uma diferença.
Na maioria dos países, os aplicativos de “carteiras virtuais” foram os mais acessados. Entre os brasileiros, no entanto, foram de bancos.
- 1º colocado, Nubank
- 2º colocado, FGTS
- 3º colocado, Picpay
- 4º colocado, Caixa Econômica
- 5º colocado, Mercadopago
Compras e mais compras
Os aplicativos de compras também ganharam destaque na pesquisa e o Brasil ficou em terceiro lugar tanto quando se tratava de compras diversas, quanto o assunto era compra de comida.
No caso dos apps de entrega de comida a domicílio, o número de acessos entre os brasileiros foi de quase oito bilhões. O país só perdeu para os Estados Unidos (10 bi) e a Indonésia (20 bi).
- 1º colocado, Mercadolivre
- 2º colocado, Americanas
- 3º colocado, Magazine Luiza
- 4º colocado, AliExpress
- 5 colocado, Wish
Diversão
Nessa categoria, o Brasil ficou em sétimo lugar. O crescimento de downloads desses aplicativos foi de 32% no país entre 2018 e 2019.
- 1º colocado, Netflix
- 2º colocado, Youtube Go
- 3º colocado, Amazon PrimeVideo
- 4º colocado, Globoplay
- 5º colocado, Viki
Entre as redes sociais, a lista de aplicativos mais baixados no Brasil é esta:
- 1º colocado, Whatsapp
- 2º colocado, Status Saver
- 3º colocado, Snapchat
- 4º colocado, Telegram
- 5º colocado, Hago
(Com informações da Agência Brasil)