Principal

Em 2009, governador do DF foi flagrado recebendo dinheiro ilegal

2 minutos de leitura
Em 2009, governador do DF foi flagrado recebendo dinheiro ilegal

Agencia Estado

Arruda

José Roberto Arruda: vídeo com flagrante de propina deu início à derrocada no governo do DF

Em novembro de 2009, a divulgação do registro em vídeo de um pagamento de propina causou um grande abalo na estrutura do poder no Distrito Federal.

As imagens mostravam o então governador do DF, José Roberto Arruda, a receber e acomodar maços de dinheiro em sua mala.

Segundo a Polícia Federal, o político operou um esquema de arrecadação de propinas que lesava os cofres públicos desde a gestão anterior, de Joaquim Roriz.

Arruda negou as acusações e disse que o dinheiro exibido no vídeo tinha origem em “recursos eventualmente recebidos (…) nos anos de 2004, 2005 e 2006” e que foram regularmente contabilizados na prestação de contas de sua campanha ao governo.

A cena lembra um dos vídeos anexados à delação do ex-governador Silval Barbosa. Nele, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, também recebe dinheiro em espécie, de forma ainda não explicada.

YouTube video

A investigação resultou na Operação Caixa de Pandora e no, no início de 2010, no afastamento do cargo e prisão de Arruda, por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com o Ministério Público Federal, Arruda arrecadava dinheiro de empresas que mantinham contratos com o governo e ficava com 40%. Parte do montante era utilizada para comprar o apoio de parlamentares.

Arruda acabou por perder o mandato por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), sob acusação de infidelidade partidária.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes