Em 10 anos, volume de chuva reduziu 16% no Pantanal

Equipe de cientistas da Unemat agora tenta entender porque a estiagem deste ano foi ainda pior

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Entre 2008 e 2018, o volume de chuvas no Pantanal reduziu 16%. Quer dizer que, ao longo desses 10 anos, a temporada de seca durou cada vez mais tempo e, na úmida, houve menos precipitações.

A constatação é do Centro de Estudos em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que agora quer entender porque a seca deste ano na região foi tão atípica.

De acordo com o professor Wilkinson Lopes Lázaro, há muitas hipóteses e uma não exclui a outra, necessariamente.

Pode ser um “efeito colateral” da expansão da pecuária sobre zonas úmidas; um padrão cíclico da região ainda pouco conhecido (o Pantanal também pode viver cheias atípicas); influência das mudanças climáticas; ou só uma intensificação do fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico, alterando o clima em todo o continente.

LEIA TAMBÉM

Mais do que só queimar

Outro fenômeno que o grupo de cientistas da Unemat se prepara para avaliar é o da “decoada”, esperado para o período de chuva após tantos incêndios florestais na região.

Trata-se da diminuição da oxigenação das águas de rios e lagoas por conta da matéria orgânica carbonizada, que chega a esses locais carregada pelas águas das chuvas.

De acordo com o professor, é a decomposição desses detritos das queimadas que contribui para a redução do oxigênio nos rios, o que pode ter efeito avassaladores sobre a fauna. Peixes e outros animais devem morrer asfixiados nesse período.

Além disso, a equipe da Unemat já investiga uma concentração elevada de mercúrio nos peixes da região. Outro fenômeno que pode ter relação com o fogo. 

Quando o solo é incendiado, ocorre a liberação de mercúrio, que chega aos rios e contamina as espécies aquáticas. Mas o garimpo ilegal – mais ao Norte, na região amazônica – também é investigado como uma possível fonte de dessa poluição.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorKassio Nunes deve ser sabatinado ainda este mês
Próximo artigoPantanal: Esperando a Chuva Chegar!