Eleição ao Senado: partidos de centro-esquerda ainda não têm consenso sobre aliança

A união seria contra os "bolsonaristas" e a "extrema direita", mas faltando uma semana para as convenções, acordo está longe

(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

O grupo de centro-esquerda, formado pelo PT, PCdoB, PSB, PROS e SD, ainda não tem consenso de um nome para representá-lo na eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso.

A uma semana do fim do prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para o registro de candidatos, o tom entre os partidos continua de incerteza. E todos já estão com suas convenções agendadas para esta semana.

Valdir Barranco, Max Russi e Gisela Simona seguem no páreo dos nomes à disposição para concorrer ao cargo, mas com cada legenda afirmando que seu representante é o mais cotado.

No PSB, do deputado estadual Max Russi, ainda há confirmação se haverá um candidato próprio ou não. Os diretores ainda estão em conversa e dispostos a apoiar o deputado estadual Valdir Barranco (PT) ou o federal Leonardo Albuquerque (SD).

Os petistas já decidiram pela pré-candidatura de Barranco, que cobiça o apoio dos outros partidos de centro-esquerda. A decisão saiu junto com a rejeição do cargo de suplente.

Essa posição praticamente exclui a servidora pública Gisela Simona do projeto de aliança. Ela também já disse que não vê nenhum nome a quem cederia a posição de candidata principal.

A tentativa de articulação começou logo após a confirmação da condenação de Selma Arruda (Podemos-MT) à  perda do mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no fim do ano passado.

O mote para a articulação era a união desses partidos contra o que eles chamam de “bolsonaristas” e “extrema direita”. Seria um projeto opositor voltado para o aspecto social.

A pecha de bolsonaristas e extrema direita cobre tanto nomes ligados diretamente ao presidente da República, Jair Bolsonaro, quanto àqueles que gravitam em torno dele, como o ex-senador Júlio Campos (DEM) e o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), ambos pré-candidatos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPlayStation tem planos para mais adaptações de seus jogos em séries e filmes
Próximo artigoChristian Bale interpretará vilão em Thor: Love and Thunder

O LIVRE ADS