Eclipse solar será visível de maneira parcial em Cuiabá

O próximo eclipse total do Sol só poderá ser visto em 12 de agosto de 2045 no Nordeste brasileiro.

REUTERS/Juan Jose Gonzalez Galaz/Direitos Reservados

Um eclipse solar total poderá ser observado na tarde desta terça-feira (2). O Chile e a Argentina são os países que terão melhor visibilidade para contemplar o fenômeno por completo. Já no Brasil, o eclipse poderá ser visto, mas de maneira parcial.

Em Cuiabá, o fenômeno poderá ser observado a partir das 16h, mas apenas 33% da lua encobrirá o sol. Já em Aripuanã, no noroeste do Estado, será possível observar todo o eclipse parcial do sol, antes dele se pôr.

Enquanto isso, a população de outras cidades do território nacional terão visão mais privilegiada, especialmente, as que estão concentradas na região Sul do país. A partir das 16h48 (horário de Brasília), em Porto Alegre, o sol terá 75% de sua área sombreada pela lua. Em Florianópolis será 60% de cobertura e em Curitiba 55%, iniciando às 16h55.

Assim como em Mato Grosso, o fenômeno poderá ser observado de maneira parcial em cidades como Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro.

O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de dezembro de 2020, mais uma vez, com vista parcial. Já o com contemplação em sua totalidade, só acontecerá em 12 de agosto de 2045 no Nordeste brasileiro.

Uma peculiaridade tornará o evento ainda mais interessante e raro, este ano. A sombra projetada na Terra passará pelo observatório La Silla, no Chile – um dos mais importantes do mundo, localizado a uma altitude de 2,5 mil metros, livre da poluição visual produzida pelas luzes das cidades. A expectativa é que as imagens a serem produzidas da coroa solar ajudem a avançar os estudos sobre a atmosfera, ventos solares e forças gravitacionais, entre outros.

É a terceira vez em 50 anos que um eclipse passa por espaços com grades telescópios. Em 1961 ele passou pelo L’Observatoire de Haute-Provence, na França; e em 1991, em Mauna Kea, no Havaí.

A NASA fará a transmissão de todo o eclipse solar através de seu site

*com informações da Agência Brasil

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTransporte coletivo: campanha pede que pessoas denunciem assédio sexual
Próximo artigoJardim Cuiabá ganha centro dedicado ao esporte amador

O LIVRE ADS