É mentira!

O Governo do Estado rebateu as afirmações do ex-secretário de Fazenda Vivaldo Lopes

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Governo do Estado rebateu, nesta terça-feira (26), as afirmações do ex-secretário de Fazenda Vivaldo Lopes, de que Mato Grosso está na lista dos cinco Estados menos endividados do país.

Por meio de nota, o Executivo afirmou que o relatório da Secretaria de Tesouro Nacional (STN) aponta que o Estado possui baixo endividamento no que diz respeito à dívida de longo prazo, índice que, por si só, atestaria que Mato Grosso não está em boa situação financeira.

Confira a nota na íntegra:

1 – O relatório da Secretaria de Tesouro Nacional (STN) apresenta Mato Grosso com baixo endividamento no que tange à dívida consolidada, ou seja, a dívida de longo prazo. Este índice, por si só, não atesta que o Estado está em boa situação financeira, pelo contrário.

2 – O mesmo relatório (conforme comprova a planilha enviada em anexo) mostra que Mato Grosso tem o pior índice de liquidez (-563%) dentre os Estados. Este índice mede a capacidade que temos de pagamento, por meio da divisão das obrigações financeiras que Mato Grosso possui pela disponibilidade de dinheiro em caixa.

3 – Na prática, isso significa que somos o Estado com a situação mais crítica no que se refere à disponibilidade financeira para o cumprimento das obrigações a pagar e nos impede de tomar novo empréstimo com garantia da União. Por esse motivo, desde o início da gestão o Governo tem adotado medidas para reduzir as despesas e aumentar as receitas, a exemplo das leis aprovadas no “Pacto por Mato Grosso” e o decreto de calamidade financeira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS