É comerciante? Especialista em marketing dá 5 dicas para aproveitar mais a Black Friday

Tendência é que os brasileiros procurem pagar menos pelos produtos, mas as compras podem ser em volume muito maior que no ano passado

Imagem Ilustrataiva (Foto: Assessoria)

Só no primeiro semestre de 2021, as vendas por meio do e-commerce cresceram 74%, se comparado com o mesmo período de 2020. Por isso, faltando poucos meses para a Black Friday, o varejo online já começa a desenvolver estratégias.

Para esse segundo semestre, cerca de 32% dos brasileiros pretendem aumentar o consumo de vestuário e 29% planejam comprar aparelhos eletrônicos, segundo o levantamento “Retomada do Consumo 2021”, realizado pela Inteligência de Mercado Globo.

Pensando nisso, Guilherme Lippert, da V4 Company, rede de assessoria de marketing digital, listou os principais pontos para que o empreendedor venda mais neste período.

1. Análise da última Black Friday

Segundo o especialista, é imprescindível fazer um checklist sobre a última Black Friday, com o objetivo de analisar os produtos mais vendidos e os que tiveram baixa aderência, além de estratégias de marketing, precificação, entre outros pontos.

“A pandemia mudou os hábitos de consumo das pessoas. No último ano, tivemos a maior Black Friday da história, com o comércio registrando R$ 4,02 bilhões no faturamento, valor 25,1% superior a 2019. Nunca se comprou tanto na internet e, diante desse fato, é essencial analisar os pontos positivos e negativos de 2020 para se preparar”.

2. Pesquisa com a base de clientes

Um erro bastante comum é as empresas não realizarem uma pesquisa com a sua base de clientes com antecedência. Isso permite entender o perfil e desejo de compras.

“Se fala muito em mudança de comportamento das pessoas, mas um equívoco muito comum dos varejistas é não utilizar sua cartela de clientes para entender, de fato, essa mudança. É preciso analisar os horários e dias da semana que o site é mais frequentado, produtos procurados, canais mais utilizados para contato, satisfação de atendimento entre outros pontos”, alerta o especialista.

3. Precificação de produtos

A data de compras mais esperada do ano pelos consumidores se deve muito por conta das promoções. Um levantamento mostra que para 70% das pessoas entrevistadas, preço e condições de pagamento são os principais fatores para concluir uma compra.

Guilherme Lippert afirma que o comerciante precisa utilizar seu relacionamento com os distribuidores para conseguir oferecer bons preços. “É importante entender os produtos de desejo, pois assim, você consegue negociar o preço daquelas mercadorias que você sabe que terá maior saída na loja. É comum grandes e-commerces oferecerem promoções, por um determinado prazo, apenas para alguns produtos, pois sabem que vão conseguir zerar o estoque ao final da ação”.

O especialista ainda diz que o ticket médio da última Black Friday foi de R$ 630 e que para este ano a expectativa é que esse valor seja inferior, mas que o volume de compras seja muito maior.

4. Frete e logística

O frete é um dos principais fatores que faz o cliente largar carrinho durante a compra no site, pois, dependendo da região em que a pessoa mora, pode aumentar em até 40% o valor final. Segundo pesquisa realizada pela SeeWhy e pelo Baymard Institute, cerca de 81% dos carrinhos são abandonados por conta do frete.

“Em caso de carrinhos abandonados, ofereça ainda mais descontos, seja no frete ou no produto. Cerca de 46% dos clientes que voltam a partir de um e-mail marketing, por exemplo, finalizam a compra após receberem descontos. Mas frete grátis é, sem dúvidas, uma ótima opção para datas específicas com a Black Friday”, analisa o especialista.

5. Comunicação

hype de uma data sazonal como a Black Friday, Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outras, deve ser aproveitado pelas empresas. Nesse quesito, a comunicação é essencial.

“As grandes produções de cinema, ou mesmo as plataformas de streaming fazem isso muito bem. Antes de lançar um filme ou série, eles preparam o terreno, soltam teasers, trailers, fazem pré-lançamento, com o objetivo de criar uma expectativa no cliente. E com a Black Friday não é diferente: faça Black November, Black week, personalize sua comunicação, aproveite a data para chamar a atenção do cliente meses antes”, finaliza Lippert.

(Com Assessoria)

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