Cuiabá

Duas empresas, dados iguais: MP instaura inquérito sobre drones de combate à covid

Coincidências entre as únicas empresas consultadas pela Prefeitura de Cuiabá fizeram promotor iniciar uma investigação

2 minutos de leitura
Duas empresas, dados iguais: MP instaura inquérito sobre drones de combate à covid
(Foto: Assessoria)

O Ministério Público de Mato Grosso (MP) descobriu que as duas empresas com quem a Prefeitura de Cuiabá cotou valores para o serviço de desinfecção de ruas por meio de drones têm o mesmo contador.

Além disso, ambas estão localizadas no Paraná e têm o mesmo capital social: R$ 25 mil. A empresa que não foi contratada, sequer possui empregados.

Os dados semelhantes fizeram o promotor de Justiça Célio Fúrio determinar a abertura de um inquérito. Agora, o Ministério Público fará uma pesquisa de mercado, na tentativa de descobrir se há ou não indícios de irregularidade na contratação.

A Prefeitura de Cuiabá contratou no início de maio – ao custo de R$ 850 mil – a empresa B. Bortolo Fernandes – Serviços de Filmagem. Segundo a administração do município, a ideia era que o serviço fosse prestado ao longo de 90 dias.

A empresa faria a desinfecção das áreas de uso comum de condomínios residenciais de Cuiabá.

A contratação não pegou bem e manifestações contrárias nas redes sociais fizeram o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tomar a decisão de suspender o contrato – dois dias após o início dos trabalhos – e encaminhar cópias para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao próprio Ministério Público.

LEIA TAMBÉM

O que diz a Prefeitura de Cuiabá?

Nesta quarta-feira (3), em nota, a Prefeitura reforçou que ela própria solicitou que órgãos de controle avaliassem todos os pontos necessários do contrato.

Destacou ainda que nenhum pagamento foi realizado, tendo em vista que a suspensão ocorreu após apenas um dia de serviço prestado.

Sobre o serviço em si, a administração do município afirmou que, por ser inédito, se embasou em valores pagos por drones utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Agora, a Prefeitura de Cuiabá ponta que “aguarda a anuência dos órgãos de controle para retomada desse importante serviço, que está previsto para alcançar mais de 2 mil condomínios horizontais e verticais instalados na Capital”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes