Cidades

Doze cães abandonados são resgatados de casa trancada em Cuiabá

2 minutos de leitura
Doze cães abandonados são resgatados de casa trancada em Cuiabá

Doze cães em situação extrema de maus-tratos foram resgatados na tarde desta quinta-feira (14), pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e a Diretoria de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A descoberta ocorreu após denúncia e registro de boletim de ocorrência na Dema.

A comunicante é a dona do imóvel. Ela alego39u ter alugado a casa a uma mulher de idade no dia 25 de março deste ano e, segundo ela, três dias depois um caminhão baú chegou com os animais. A proprietária disse aos policiais da Dema, que o imóvel  foi abandonado com os cães dentro na quinta-feira (07.06) passada.

Os animais estavam trancados dentro de uma casa Rua Tufik Affi, no bairro Campo Verde, em Cuiabá. No local entulhado de lixo (roupas, colchões velhos mochilas infantis e bonecas) por todos os cômodos e no quintal  odor era forte. Os cachorros, em sua maioria de porte pequeno e médio, passavam fome há vários dias presos dentro da casa. Todos estavam muito debilitados, extremamente magros e doentes.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no imóvel e constatou a situação de desnutrição dos animais. Um laudo será encaminhado ao Dema para ser juntado ao procedimento criminal de maus-tratos de animais. A unidade vai tentar identificar a responsável pelo abandono dos cães.

“É muito importante informar que no caso de maus-tratos de animais, a população tem participação muito especial, pois se não é uma denúncia noticiando fatos como esse e tantos outros que existe, as autoridades dificilmente pode tomar alguma providência. Temos diversas formas que a pessoa pode denunciar e pode ser feita a qualquer parceiro (Batalhão Ambiental, Prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário Ambiental), que de imediato será verificada”, disse a delegada titular da Dema, Alessandra Saturnino.

“Animais extremamente magros. Uma situação muito triste e inadmissível. Os animais serão recolhidos, passarão por exames veterinários e após serão levados para um abrigo e, posteriormente, para adoção”, disse a diretora de Bem Estar Animal, Saula Ouverney.

Para denúncias de maus tratos animais o telefone da Polícia Civil é o 197 ou na Dema pelo contato 65 3623-7681. Na Prefeitura é telefone é 3645-6126 ou 0800 647 7755.

Com informações de assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes