Dormindo mal? Confira 5 erros que você está cometendo

Algumas mudanças de hábitos podem melhorar e muito suas noites

(Foto: Freepik)

O isolamento social necessário por conta da pandemia afetou a rotina de sono de muita gente. Isso é consenso entre os especialistas. Mas não só as mudanças de hábitos de provocadas pela covid-19 podem ser as culpadas por aquela noite mal dormida.

Por isso, o LIVRE – com o auxílio do site Adidas Runtastic, fez uma lista de cinco erros que podem estar te prejudicando.

1. Se jogar no sofá

Parece uma boa ideia e, depois de um dia inteiro de trabalho, é quase irresistível. Mas passar longos períodos sentado – ou pior, deitado – no sofá antes de ir dormir pode ser um dos motivos para sua noite ruim.

Principalmente se você já passou o dia trabalhando sentando, a dica dos especialistas é fazer alguma atividade física antes de tomar aquele banho para ir dormir. Nada de exercícios intensos, eles vão ter o efeito contrário ao desejado.

O ideal é que seja uma ou duas horas antes de deitar (na cama) e de baixa intensidade, como uma caminhada ou uma aula de Yoga.

2. Comer muito no jantar

Seu corpo quer deitar e descansar, não passar a noite toda trabalhando na digestão. Então, se você sente muito mais fome – ou vontade de comer – à noite, é hora de mudar mais alguns hábitos.

Fazer mais refeições ao longo do dia vai ajudar. Mas, sim, provavelmente você vai ter que simplesmente resistir à tentação nas primeiras noites, depois daquela porção mais reduzida de comida.

3. Conferir as redes sociais

Pode parecer relaxante dar aquela conferida nas redes sociais e distrair a mente com assuntos alheios aos da rotina de trabalho para fechar o dia. Mas não é!

O tipo de luz emitida pelas telas de celulares e aparelhos eletrônicos num geral estimula a mente ao invés de fazê-la descansar. Já pensou em substituir isso por um livro? Se ler te faz ter sono, melhor ainda.

4. Levar o trabalho para casa

Sim, para muita gente, o trabalho já está em casa o tempo todo por conta da pandemia. Mas mesmo quem aderiu ao home office precisa ter uma distância física e mental do ambiente de trabalho.

Ter hobbies ajuda a distanciar o trabalho da vida privada. E se é algo que você realmente gosta de fazer, vai ser ainda mais fácil querer parar tudo na hora em que o expediente terminar.

5. Tire uma soneca

Não! Dormir alguns minutos no meio da tarde não vai acabar com a sua noite de sono. Desde que sejam, realmente, só alguns minutos.

Se você está muito cansado e quer deitar um pouquinho para recuperar as energias, ouça o seu corpo! É só não exagerar. A famosa sesta não deve durar mais que 20 minutos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





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