Política

Dois procuradores de MT concorrem a vaga de ministro no STJ

José Antônio Borges e Alexandre Guedes pretendem entrar em listra sêxtupla formada por membros dos MPs

1 minuto de leitura
Dois procuradores de MT concorrem a vaga de ministro no STJ
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

 Os procuradores de Justiça Alexandre de Matos Guedes e José Antônio Borges Pereira se candidataram à vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Eles concorrem à lista com 6 nomes (sêxtupla) que será votada pelo STJ. 

As candidaturas foram divulgadas ontem (23) pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE). O STJ destina um terço de suas vagas de ministro para membros dos ministérios públicos e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

A vaga atual foi aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz, em outubro do ano passado. A vaga anterior de um terço, destinada à OAB, é ocupada pela ministra Daniela Teixeira. 

Os procuradores de Mato Grosso concorrerem à entrada na lista sêxtupla com membros dos ministérios públicos de outros estados, os federais e os distritais. O interesse é informado ao STJ. 

O tribunal reduz os candidatos a uma lista com 3 nomes, com votação em plenário, e a transfere para a escolha do presidente da República. O indicado passa por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, então, se aprovado, ele é nomeado ao cargo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes