Doença misteriosa de Minas Gerais pode ter sido causada por cerveja contaminada

Amostras do produto foram encontradas na casa dos pacientes. Perícia apontou para uma substância tóxica

(Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A doença misteriosa que só atingiu homens e chegou a causar uma morte em Minas Gerais pode ter sido causa por cerveja contaminada. A suspeita é da Polícia Civil mineira, que identificou em dois lotes da cerveja Belorizontina, da Backer, a substância tóxica dietilenoglicol.

Os resultados ainda são preliminares, segundo o superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Thales Bittencourt. Assim, ainda não se sabe como a contaminação ocorreu.

A própria cervejaria Backer informou não saber explicar como a substância foi parar dentro de seu produto, já que o dietilenoglicol, segundo a empresa, não faz parte de seu processo de produção.

“A Cervejaria Backer continua à disposição das autoridades para auxiliar no que for necessário até a conclusão das investigações”, diz trecho da nota divulgada à imprensa, que também ressalta que vai recolher seus vasilhames.

A descoberta aconteceu depois que uma força-tarefa, com técnicos das secretarias de Saúde de Belo Horizonte e de Minas Gerais e do Ministério da Saúde, foi criada para investigar os casos da doença misteriosa.

As amostras da cerveja contaminada foram recolhidas nas residências dos pacientes internados. Exames laboratoriais apontaram para a substância tóxica.

O primeiro caso da doença ocorreu no dia 30 de dezembro. Os pacientes apresentavam quadro de insuficiência renal aguda e alterações neurológicas, além de sintomas como náusea e vômito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, os pacientes apresentaram uma rápida deterioração. Em média, em dois dias e meio após o surgimento dos primeiros sintomas, as pessoas tiveram que ser internadas.

(Com informações da Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCorteva Agriscience participa do Rally da Safra 2020
Próximo artigoLivre Humor #1