Carregando...
Geral

Documentário e podcast mostram o impacto positivo gerado pela cooperativa Sicredi Ouro Verde-MT

Foto de Redação
Redação

Foi dada a largada para as comemorações do aniversário de 35 anos da cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, com sede em Lucas do Rio Verde e atuação em 15 municípios mato-grossenses, incluindo a capital Cuiabá. Para celebrar, a cooperativa preparou uma série de eventos e conteúdos em vídeo (documentário) e áudio (podcast) que evidenciam o papel da cooperativa e o impacto positivo gerado nas comunidades onde está presente, e ressaltam as transformações nas vidas das pessoas. Os conteúdos estão disponíveis em www.sicrediouroverde35anos.com.br .

Por meio desses conteúdos, a cooperativa documenta e reforça sua contribuição para o desenvolvimento local, que inclui investimentos nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde e inclusão social. E ainda, instiga e convida quem ainda não é associado a conhecer mais sobre o cooperativismo de crédito e o Sicredi, seus diferenciais e benefícios.

Tanto nos filmes quanto no podcast, a cooperativa traz histórias de brasileiros que plantaram sonhos e colheram prosperidade. Pessoas que confiaram na força da cooperativa de crédito para tornar sonhos realidade. Com uma narrativa envolvente, contada em primeira pessoa, de forma simples e repleta de emoção, o documentário Raízes tem quatro episódios com duração de 10 a 12 minutos que mostram a história de vida de cinco associados de diferentes perfis, suas conquistas, desafios vivenciados, ensinamentos e sobretudo a gratidão de poder contar com a instituição financeira cooperativa nos momentos que mais precisaram.

Já o podcast Raízes Ouro Verde traz 35 episódios com duração de 40 minutos a uma hora com os pioneiros das cidades da área de atuação da cooperativa, e compartilha histórias de desenvolvimento regional e a relevância da cooperativa nesse processo. Estão sendo entrevistados pioneiros locais e personalidades, que abordam as transformações econômicas e sociais da região e destacam o papel da cooperativa nessas conquistas.

Através dos relatos e das conversas é possível perceber a importância da cooperativa na economia local, por meio de linhas de crédito, apoio aos negócios e à agricultura de todos os portes, educação financeira e programas sociais, que beneficiam não apenas os associados, mas toda a comunidade. “Esses são apenas os primeiros 35 de muitos anos que estaremos ao lado dos nossos associados trabalhando, juntos, pela prosperidade de todos, pela melhoria da qualidade de vida e fazendo a diferença na vida das pessoas”, destaca o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio.

“A campanha de aniversário de 35 anos da Sicredi Ouro Verde MT foi produzida com muito carinho, admiração e respeito aos nossos associados, valorizando a contribuição de cada um deles para o crescimento da nossa cooperativa. O objetivo é mostrar para nossos colaboradores, associados, instituições beneficiadas pelos programas sociais e a comunidade em geral o impacto positivo gerado pela nossa atuação, um pouco do que já foi feito pela nossa sociedade e o que está por vir”, afirma o diretor executivo da cooperativa, Roberto Vargas.

Histórias inspiradoras

Produzido pela Modernista Creative Producers, o documento Raízes Ouro Verde tem como personagens associados protagonistas de histórias inspiradoras. Com direção, criação e roteiro de Andrea Cassola e Edmundo Clairefont, direção de produção de Paulo Leite, produção executiva de Marcelo Monteiro, produção de Vitoria Vecchi e direção de fotografia de Pedro Pipano, o documentário foi filmado entre 05 e 17 de novembro de 2024. Foram longos meses de trabalho até o seu lançamento, que ocorreu no último sábado, dia 22 de fevereiro. Confira a sinopse de cada episódio.

O primeiro episódio, Mil Sonhos em Um, conta a história do professor da escolinha de futebol Marcos Saldanha, de Cuiabá, que teve o sonho de ser jogador profissional abreviado pelas responsabilidades advindas do casamento precoce. Até montar a escolinha Juventude Cuiabá, que hoje tem 25 anos, foram muitas dificuldades. Seguiu seu instinto e inspirado pela trajetória do pai – que dava aulas de reforço de português e matemática para crianças – é por meio do esporte que Marcos tenta mudar a vida de crianças e adolescentes. O projeto é apoiado pelo Fundo Social da Sicredi Ouro Verde MT e atualmente atende 200 crianças, que reconhecem o esforço do professor por quem têm profunda gratidão diante das oportunidades, a exemplo da jogadora Allyne Vithorya, atleta do Grêmio e da seleção brasileira sub-17 de futebol feminino.

Sonhei com você traz a história de mãe e filha, Rosi e Raquel Ida, respectivamente, produtoras rurais em Lucas do Rio Verde que tiveram que tomar as rédeas do negócio após a perda precoce do marido/pai. Sem tempo para o luto, elas mergulharam de cabeça no trabalho depois que receberam visitas de pessoas querendo comprar a propriedade e serem questionadas sobre se dariam conta de continuar a atividade. Depois de um ano de trabalho árduo, dia e noite, Raquel descobriu câncer de mama, e ao fim da quimioterapia, quando pensou que iria respirar aliviada, a mãe também foi diagnosticada com a doença. Superação e inspiração resumem a história delas.

No episódio O Cabeleireiro de Alto Paraguai, Alcimar Souza é uma figura conhecida da pequena cidade de oito mil habitantes. De família humilde e com pouca escolaridade, o homem negro tinha o sonho de ser psicólogo e ‘estar na cabeça’ das pessoas. Não conseguiu ir para a faculdade,mas realiza seu sonho diariamente cortando os cabelos dos clientes. “Assim realizo meu sonho de estar na cabeça das pessoas”, brinca. Bem-humorado e pronto para todo tipo de conversa, ele faz de sua cadeira no salão um verdadeiro divã e conta que a conversa tida ali, fica ali, e mantém uma relação bem próxima com seus clientes. Mas nem tudo são flores. Enfrentou preconceito e muita dificuldade. E venceu.

Semeador de Sonhos traz a trajetória de Alcindo Uggeri, também produtor rural e um dos fundadores da Credimutum, que deu origem ao Sicredi em Nova Mutum. Veio para Mato Grosso aos 35 anos, acompanhado pelo pai que considerava ‘um homem à frente do seu tempo’. Apesar de toda dificuldade – na região não tinha casa, não tinha estrada, não tinha nada – ele acreditou no pai, que dizia que ‘o futuro estava ali’. Trabalhou e confiou. E contou com o apoio dos vizinhos, de pessoas que assim como ele ‘teimaram’ em transformar aquele lugar. Junto com amigos fundou a Credimutum. “Naquela época juntamos o pouquinho de muitos e distribuímos para quem mais precisava. Tenho muito orgulho”, diz emocionado.

A série documental Raízes Ouro Verde está disponível nas plataformas digitais e no site oficial da campanha www.sicrediouroverde35anos.com.br . Será exibida também em eventos comunitários e na mídia regional. O podcast pode ser acessado nas plataformas de streaming e no site oficial da campanha.

Campanha promocional

Além da campanha institucional dos 35 anos, a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT realiza campanha promocional de Capital Social. Lançada também este mês, a campanha Capital Premiado segue até novembro com sorteio de muitos prêmios, entre eles 10 veículos, sendo uma SW4, três Toyota Hillyx e seis Chevrolet Ônix. Para participar, basta o associado investir no capital social, a cada R$ 25,00 integralizados, o associado ganha um número da sorte.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Comitiva percorre eixos da MT-388 e MT-265 para mapear gargalos de vilas rurais

Pivetta inspecionou os distritos de Vila Picada, Palmirito e Ponta do Aterro para ouvir demandas de comerciantes
Crônicas Policiais

Estelionatário que dizia estar no Canadá é preso em flagrante escondido em Várzea Grande

Suspeito de 58 anos enganou idoso de 79 por um ano com falsas promessas de venda de terras milhardárias
Crônicas Policiais

Polícia Civil invade fazenda a 60 km da cidade e resgata mulher monitorada por câmeras

Operação Libertas prendeu companheiro da vítima em flagrante por tortura psicológica e agressões no norte de MT
Crônicas Policiais

Homem esfaqueia colega pelas costas dentro de frigorífico em Várzea Grande

Briga entre funcionários de 45 e 42 anos foi motivada por desavenças na rotina interna da empresa