Comportamento

Do esporte à defesa pessoal: curso de tiro atrai cada vez mais mulheres em Cuiabá

Instrutores criaram um curso específico para elas e são taxativos: têm alunas mais dedicadas e fáceis de ensinar. Próxima edição edição será no domingo (28)

2 minutos de leitura
Do esporte à defesa pessoal: curso de tiro atrai cada vez mais mulheres em Cuiabá
(Foto Divulgação / Rhainara Leite)

Um dia intenso com aprendizado sobre o básico do universo das armas, seja para defesa pessoal ou para a prática esportiva. Porém, com um diferencial: o público é feminino.

Assim será o “curso de operador de pistola”, oferecido no domingo (28), na Cia das Armas, em Cuiabá. Essa é a última edição do ano para a turma de nível básico, na Capital.

Para 2022, adianta o instrutor Dirceu Ribeiro Sampaio Junior, o foco será em cursos mais avançados.

Público exigente

(Foto Divulgação / Rhainara Leite)

Há um ano, o Tiro Para Mulheres (TPM) realiza os cursos. A iniciativa surgiu em outubro de 2020 e acontece de acordo com a demanda, com um intervalo de 2 a 3 meses. Conforme a organização, mais de 70 mulheres já participaram da capacitação.

No próximo evento, na semana que vem, 12 alunas serão assistidas. O público reduzido, explica o instrutor Ribeiro, é algo programado, considerando a qualidade do ensino e também a segurança de alunas e instrutores.

Ribeiro, que atua em parceria com uma instrutora, destaca uma curiosidade acerca das alunas: são bem exigentes.

“As mulheres são mais dedicadas, formam um público mais detalhista, porém, é bem mais fácil de ensinar”, explica o instrutor.

O universo do tiro

Ribeiro pontua que na aula tenta-se mudar a mentalidade e mostrar para a mulher que, em uma situação de perigo, ela é seu último recurso. Portanto, precisa buscar formas de sair desse risco.

Outra questão é abordar com as alunas o contexto em que estão inseridas para evitar se tornar uma potencial vítima de algum crime, frisa o instrutor que tem experiência na área militar. Tanto é que algumas participantes já se contentam com isso e sequer têm contato com o armamento, comenta Ribeiro.

As inscrições se encerram nesta semana. Para mais informações sobre o curso, o telefone de contato é (65) 9 9338-2239.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes