Distribuição de vacinas a municípios em MT demora até sete dias

Depois que chegam a Mato Grosso, lotes passam por quatro etapas que demoram até 48 horas, cada uma

Foto: Christiano Antonucci.

A distribuição de vacinas contra a covid-19 para os municípios mato-grossenses tem levado até sete dias. A liberação dos lotes passa por quatro etapas até chegar à ponta da rede de imunização. 

“O tempo para distribuição depende do dia em que lotes chegam a Mato Grosso. Se chega em uma segunda-feira, até na sexta-feira todos municípios receberam. Mas se chegam mais para o fim da semana, a distribuição leva mais tempo”, disse o presidente Conselho das Secretarias Municipais de Saúde em Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antônio Norberto. 

Segundo ele, as duas primeiras etapas, de conferência dos frascos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o acordo da quantidade de distribuição pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), leva cerca de 48 horas. 

O tempo da etapa seguinte varia de acordo com a distância das centrais regionais de saúde que recebem as doses para a entrega às secretarias de saúde. No caso dos locais mais afastados, o tempo supera 48 horas. 

Deslocamento e transporte de doses da vacina para municípios do Estado pelo Ciopaer (Foto: Christiano Antonucci)

A quarta etapa consiste na comunicação de chegada dos lotes e a retirada das quantidades correspondentes a cada município. Em média, esse processo leva outras 24 horas. 

“É um prazo normal para a distribuição, mas devemos considerar as especificidades de Mato Grosso, da região, das dificuldades, em alguns casos, para se chegar às centrais regionais”, pontua Marco Antônio. 

Balanço divulgado na semana passada pelo médico sanitarista e deputado estadual Lúdio Cabral (PT) mostra cerca de 40% das doses recebidas por Mato Grosso estavam sem aplicação, até quinta-feira (25). 

Segundo o Cosems-MT, o Ministério da Saúde dá prazo de 48 horas para os municípios lançarem no Data SUS a progressão da vacinação. Mas não está descartada a possibilidade que os dados publicados pelo Ministério estejam defasados. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.