Cidades

Disque-denúncia: 37% das ligações são relacionadas ao tráfico de drogas

Em relação ao ano passado, houve o aumento de 11% nas ligações recebidas

2 minutos de leitura
Disque-denúncia: 37% das ligações são relacionadas ao tráfico de drogas
(Foto: Reprodução)

Este ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública recebeu 6.195 ligações denunciando crimes de diversas naturezas em seus canais de comunicação com a população. O número representa um acréscimo de 11% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registradas 5.553 ligações.

Grande parte dos casos está relacionada com o tráfico de drogas. Foram 2.059 ligações anônimas que relatavam a localização de “bocas de fumo”. Elas foram realizadas pelos números de emergência da Polícia Civil (197) e do Disque Denúncia Nacional (181).

As ligações para os canais de emergência são recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O total de atendimentos do 197 correspondem aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. No interior, as denúncias são direcionadas às delegacias municipais e regionais. Já o 181 recebe denúncias de todo o Estado.

Outros crimes

Frente às ações preventivas para conter a Covid-19, 465 ligações foram feitas para denunciar aglomerações. Outros chamados foram por crimes de ameaça (247), infração ambiental (203) e estelionato (443), dentre outras.

“Nossos canais de denúncias estão abertos a todo cidadão. É uma importante ferramenta para a atuação das forças policiais e servem para identificar autores de vários crimes. Neste ano tivemos esse diferencial das ocorrências que envolvem o período de pandemia. O aumento nos registros aponta que a população está atenta”, ressaltou a gerente de denúncias da Sesp, Daise Beckmann Morel Luck.

Ainda segundo Daise, logo após o recebimento da denúncia, a equipe de atendentes encaminha a unidade policial para a verificação e, em seguida, tem início a investigação. A identidade de quem denuncia é mantida em sigilo.

O Ciosp recepciona também os números de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros Militar (193), Guarda Municipal (153), Trânsito do Município (118), Defesa Civil (199) e Polícia Rodoviária Federal (191).

(com informação da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes