Governo de MT: popularidade no Google dá uma ideia de como anda seu candidato

Os nomes dos cinco candidatos a governador foram pesquisados no período de uma semana

Gráfico Google Trends

Nas pesquisas de intenção de voto dos candidatos ao governo, divulgadas até o momento, Mauro Mendes (DEM) aparece em primeiro lugar, em segundo fica Pedro Taques (PSDB) e em terceiro Wellington Fagundes (PR). Coincidência ou não, a popularidade no Google segue a mesma ordem.

De 24 a 31 de agosto, por exemplo, no índice de popularidade de buscas no Google o nome Mauro Mendes atingiu o valor médio de 23. Pedro Taques ficou com a média de 14 e Wellington Fagundes com 8.

O nome Arthur Nogueira (Rede), que também concorre ao cargo de governador de Mato Grosso, apesar de pouca busca neste período, aparece com dois. Já o nome do candidato pelo Psol, Moisés Franz, não contou com nenhum pico de popularidade.

Em porcentagem

Comparando as buscas por cidades, em Cuiabá o nome do democrata teve 42%, Pedro Taque contou com 35%, Wellington Fagundes ficou com 18%, Arthur Nogueira teve 5% e Moisés Franz não aparece com nenhuma porcentagem.

Em Várzea Grande e Rondonópolis, os candidatos do Rede e Psol não atingiram porcentagem de busca. Mauro Mendes ficou, respectivamente, com a maioria das buscas, sendo 46% e 37%, respectivamente.

No mesmo comparativo, o tucano teve 31% e 30% de pesquisa no Google. As buscas pelo nome de Wellington em Várzea Grande foram de 23% e em sua base eleitoral, Rondonópolis, ele teve 33%.

Pico de popularidade

O pico das buscas no Google pode apresentar resultados diferentes conforme o nome do candidato é digitado. Por exemplo, o nome correto do postulante republicano é Wellington Fagundes. Caso a busca seja feita, hipoteticamente, como Welington Fagundes o resultado seria outro.

Se a busca fosse feita por governador Pedro Taques ao invés de Pedro Taques, ou Artur Nogueira e não Arthur Nogueira, o pico poderia ter o valor médio alterado.

Os resultados das palavras pesquisadas são levantados pelo Google Trends. A busca pode ser feita de forma isolada, em comparação e por períodos. Nos gráficos ainda é possível ver o horário com maior pico de popularidade.

Pesquisa Ibope

O candidato Mauro Mendes (DEM) lidera de forma isolada a disputa pelo governo de Mato Grosso. Pesquisa Ibope, divulgada pela TV Centro América nesta sexta-feira (24), apontou que o candidato democrata tem 32% das intenções de voto na modalidade estimulada. Em segundo lugar, o atual governador Pedro Taques (PSDB), que concorre à reeleição, tem 22% das intenções. Em terceiro lugar, Wellington Fagundes (PR) aparece com 15%.

O candidato Arthur Nogueira (Rede) aparece com 2% e Moisés Franz (PSOL) com 1% das intenções de voto. As pessoas que disseram que votarão nulo ou branco somam 17%. Outros 10% se disseram indecisos ou não responderam.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorWilliam Waack, sobre jornalismo: “temos bolsões de excelência num mar de mediocridade“
Próximo artigoMúsica brasileira: corais apresentam repertório clássico no Teatro da UFMT