Mato Grosso

Disputa pela Mesa deve dividir ALMT em novatos e reeleitos; Botelho, Favero e Xuxu no páreo

3 minutos de leitura
Disputa pela Mesa deve dividir ALMT em novatos e reeleitos; Botelho, Favero e Xuxu no páreo

Marcada para 1º de fevereiro de 2019, mesmo dia da posse dos deputados estaduais eleitos para próxima legislatura, a disputa pela Mesa Diretora do biênio 2019/2020 deve dividir a Assembleia Legislativa em “novatos” e reeleitos.

O atual presidente, Eduardo Botelho (DEM), não abre mão da recondução e conta com o apoio do governador eleito Mauro Mendes (DEM). Por outro lado, com apoio da Executiva Nacional do PSL, Silvio Favero se articula entre os parlamentares de primeiro mandato, que são maioria, e Xuxu Dal´Molin (PSC) também se lança como uma opção de renovação.

Para a 1ª Secretaria, ordenadora de despesas, dois reeleitos disputam entre si, Guilherme Maluf (PSDB), que tenta ser reconduzido, e Janaina Riva (MDB), que nunca fez parte da Mesa e já conta com apoio de parte dos “novatos”. Além deles, o deputado de primeiro mandato Delegado Claudinei (PSL) se coloca à disposição para compor com Favero.

Presidência

Na cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito deste ano, realizada nesta segunda-feira (17), em defesa do próprio nome, Eduardo Botelho ressaltou a importância do presidente do Legislativo Estadual nesse momento de dificuldades financeiras enfrentas pelo Estado. “Estou trabalhando para ser presidente novamente. Nesse momento de dificuldades, de medidas duras, o presidente vai ser importante”.

O democrata também disse acreditar que agora as articulações devem começar a afunilar e assegurou que não disputaria outro cargo que não fosse a presidência.

Xuxu Dal´Molin, por sua vez, pondera que de nada adianta a renovação promovida no pleito, se sistema atual for mantido. Ele diz não ser seu desejo no momento, mas que seu nome está sendo sondado para a disputa e que se for a vontade dos novatos, está à disposição.

“Não podemos manter o mesmo modus operandi, não enxugar a máquina, não dar celeridade, transparência, não podemos manter um gasto de mais de R$ 50 milhões para 24 deputados. Se for para discutir isso, para que a economia aconteça, terão meu apoio, senão vamos buscar uma composição com novatos e outros que não concordam com o sistema atual”, declarou.

Em relação a Favero, o Delegado Claudinei destacou que seu colega de partido esteve em Brasília e garantiu apoio da Executiva Nacional para seu nome na corrida pela presidência. “Não apoiamos a reeleição. Entendemos que essa é uma oportunidade de renovação, tem 14 deputados que estão chegando, podemos compor, mas não apoiamos reeleição. É hora de colocar nomes novos”.

Primeira Secretaria

Janaina Riva, que, embora reeleita, nunca fez parte da Mesa Diretora, também defende a mudança. “Precisamos de uma Mesa dinâmica, que troca de dois em dois anos. Dá mais transparência e mais espaço para os deputados poderem compor. É a oportunidade de cada um deixar sua marca”.

Claudinei, por sua vez, disse que está à disposição para compor chapa com seu colega de partido, como primeiro secretário.

Apoios declarados  

Dos novatos, João José de Matos, conhecido como Dr. João, e Thiago Silva, ambos do MDB, declararam que existe um pré-acordo para votarem em Botelho para presidente e Janaina Riva para a primeira secretaria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes