Cidades

Diretor filma erosão de asfalto em frente a escola; solução demora mais de um mês

3 minutos de leitura
Diretor filma erosão de asfalto em frente a escola; solução demora mais de um mês
Foto: Eduardo Arruda

Diretor do Instituto Cuiabano de Educação (ICE), localizado no bairro Jardim Tropical, em Cuiabá, Eduardo Arruda está preocupado com a situação do asfalto na porta da escola. Há cerca de um mês, o asfalto sofre efeito erosivo e, embora o fato tenha sido comunicado à Prefeitura de Cuiabá e à concessionária de água e esgoto Águas Cuiabá, nada foi feito até agora.

Eduardo contou ao LIVRE que a situação foi percebida no dia 16 de janeiro. No mesmo dia, ele afirma ter ligado para a Prefeitura para relatar o problema. Sem enviar nenhuma equipe ao local, a administração municipal o orientou a procurar a Águas Cuiabá, alegando que apenas a concessionária poderia resolver a situação.

“No mesmo dia, nós abrimos o primeiro protocolo pedindo providências. Informamos a gravidade e que a erosão era causada pelo deslocamento de manilhas e, devido ao vazamento de água, aumentava a cada dia”, explicou.

De acordo com Eduardo, a maior preocupação era quanto ao início do ano letivo (que começou na segunda-feira, dia 4). Isso porque, diariamente, a escola recebe cerca de 700 crianças e adolescentes, além de alunos de uma faculdade que funciona nas dependências do ICE à noite.

Mesmo tendo informado sobre o início das aulas, o chamado de Eduardo não foi atendido. Segundo ele, a Águas Cuiabá informou que enviaria uma equipe para resolver o problema em 48 horas. Passados os dois dias, um novo chamado foi feito. “Nós reforçamos a urgência do caso, mas nos pediram mais quatro dias para mandar uma equipe e nunca apareceu ninguém”, desabafou.

Um terceiro chamado à empresa foi feito no sábado (2), quase 20 dias depois do primeiro, e, novamente, mais quatro dias de prazo foram dados para uma equipe ir até à escola avaliar o problema.

Indignado, ele fez uma postagem nas redes sociais. “Esse buraco já tem mais de 4 metros de profundidade e continua aumentando a cada dia por causa do vazamento da água. O asfalto, como se vê no vídeo, já está uma casca de ovo, pode desmoronar a qualquer momento com um veículo mais pesado que passe na rua, e o poder público parece que não está nem aí”, escreveu.

“Temo, de verdade, um grave acidente, até com mortes, com o desmoronamento da rua, já que o buraco atingiu a nossa calçada e está se aproximando do outro lado da rua. Enquanto isso, a Águas Cuiabá continua nos avisando que mandará uma equipe avaliar o problema”, finalizou.

Outro lado

Procurada, a Águas Cuiabá afirmou que enviou uma equipe ao bairro na manhã desta quinta-feira (4) para uma vistoria. Por meio de nota, a empresa informou ainda que “está sob sua responsabilidade a manutenção da rede coletora de esgoto que passa próximo à situação apontada (no centro da via). Em função disso, a companhia realizará uma ação preventiva de desobstrução da rede na rua do ICE e nas proximidades da instituição de ensino”.

Ao LIVRE, o diretor informou que três equipes da empresa foram mesmo enviadas até o local, “uma para cada ordem de serviço”, e que lhe foi informado que a Prefeitura de Cuiabá e a Defesa Civil Municipal devem atuar em conjunto para a obra de manutenção da via.

Veja o vídeo abaixo:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes