A Propósito

Dinossauro de MT é resgatado

Fóssil que era estudado no Museu Nacional sobreviveu ao incêndio de 2018 e foi (de novo) desenterrado

1 minuto de leitura
Dinossauro de MT é resgatado
Foto: (Divulgação/Museu Nacional e UFRJ)

Paleontólogos do Rio de Janeiro conseguiram resgatar dos escombros do Museu Nacional um fóssil de dinossauro encontrado em Mato Grosso e que estava sendo analisado no local. O prédio foi alvo de uma tragédia em 2018, na qual acabou destruído pelo fogo. Agora, equipes especializadas tentam recuperar as relíquias históricas que conseguiram sobreviver as chamas.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo nesta terça-feira(6). Conforme a publicação, os ossos foram encontrados em Mato Grosso e retirados entre 2003 e 2006, em uma operação que envolveu muitos cientistas e o enfrentamento de condições climáticas severas.

Naquela ocasião, foram removidas toneladas de terra em escavações e o fóssil foi  encaminhado para o Museu Nacional. Vale lembrar que a espécie do dinossauro ainda é desconhecida, porém há a confirmação que viveu há, provavelmente, 80 milhões de anos.

Conforme os cientistas, ele pode ser uma espécie de titanossaurídio, aqueles que têm o pescoço cumprido e que se alimentam da copa das árvores.

Acredita-se que os osso não foram destruídos pelo incêndio porque estavam no subsolo do museu e possivelmente acabaram protegidos pelos escombros. O fóssil foi nomeado de “Dinossauro de Mato Grosso”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes