A demanda por dinheiro para atender a saúde pública fez o governador Mauro Mendes (DEM) rever a posição de deixar a dívida de governos anteriores com os municípios em aberto.
Desde o início de seu mandato, Mendes vinha distinguindo o que eram valores atrasados e o que eram os “sem classificação”.
O primeiro correspondia a compromissos firmados depois de 2018. E sobre o segundo ele pouco falava. Se tratava de débitos deixados por Pedro Taques (SD), entre 2015 e 2018. Mas, a dívida continua aberta.
Nesta quarta-feira (10), Mendes anunciou o pagamento de R$ 69,8 milhões aos municípios de crédito em saúde que deixaram de ser pagos entre 2016 e 2017. A quitação foi anunciada como recurso carimbado para a atenção básica, a linha de frente de combate à pandemia.
“É um recurso que os prefeitos não esperam e resolvi pagar para ajudar no combate da situação”, disse o governador.