Variedades

Diferentes gerações mergulham no colecionismo de miniatura automobilística

2 minutos de leitura
Diferentes gerações mergulham no colecionismo de miniatura automobilística

A 1ª Exposição da Cultura Pop Colecionáveis reuniu as mais diversas gerações e expôs a real paixão por colecionismo. Realizado pelo Shopping 3 Américas, o evento possibilitou a contemplação de uma amostra do acervo construído pelo grupo Mini Garagem, que existe há sete anos.

Luciano Teibel, de 37 anos, e o filho Carlos Henrique, de 6, participaram da exposição e compartilham o amor pela miniatura de carros. Colecionador há 24 anos, Luciano também reforçou a importância de eventos que reúnam e fomentam a cultura dos colecionáveis.

“Conheci o grupo de colecionadores depois de uma exposição como essa, há mais ou menos cinco anos. Ganhei o meu primeiro carro colecionável em 1994 e de lá pra cá continuei. O meu filho também começou com os carrinhos de brincar e, agora, já tem alguns modelos maiores”, disse o pai, que tem os carros em escala 18 como maioria na coleção.

Basicamente, as escalas definem o tamanho do carro. Uma unidade 18 vezes menor que a versão original, por exemplo, leva o nome de escala um por 18. Desta forma, acontece a nomenclatura de todas as outras versões.

Além dos muitos tamanhos, foram expostos diferentes modelos, cores e dioramas – que é uma espécie de maquete tridimensional. O representante comercial e um dos fundadores do Mini Garagem, Aldecir Giusti, reitera o interesse do grupo em fazer exposições seguidas, a cada dois meses, como forma de divulgar a arte e o hobby.

“Começamos esse grupo com o objetivo de reunir os colecionadores de miniaturas automobilísticas de Cuiabá – e, agora, já se tornou um grupo de Mato Grosso. Hoje, me dedico ao acervo com versões montáveis dos carros”, explicou Aldecir, que é o único a colecionar modelos do plastimodelismo e personalizáveis no estado.

Bem de perto
Além de possibilitar a interação cultural, a 1ª Exposição da Cultura Pop Colecionáveis promoveu a divulgação do colecionismo, considerada uma atividade profissional no Brasil. O evento aconteceu no sábado (15), na Praça de Alimentação.

Recentemente reforçado pelo 3 Américas, o posicionamento “Bem de Perto” prioriza ações socioculturais, filantrópicas e cidadãs. A proposta expressa de forma objetiva a relação de proximidade estabelecida entre o shopping e o público e tem a missão de estreitar o relacionamento com os clientes.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes