Uma pesquisa realizada pelo Procon-MT entre os dias 13 e 15 de março, em Cuiabá, revelou uma diferença de até 1000% entre os produtos de páscoa em comércios da Capital. O objetivo do estudo foi despertar no consumidor a consciência sobre a importância de se pesquisar a variação de preços entre os estabelecimentos antes da compra.
Na pesquisa, 10 marcas foram divididas em cinco categorias: Ovos de Páscoa (com brindes/objetos/brinquedos), ovos de páscoa (sem brindes/objetos/brinquedos), mini ovos, tabletes/barra de chocolates, bombons.
Entre as marcas pesquisadas estão: Nestlé, Garoto, Ferrero Rocher, Montevérgine, Kinder, Hersheys, Lindt, Bel e Arcor, esta última obteve maior preço médio por kg de ovo de páscoa. Os tabletes estão variando de R$ 3,95 a R$ 6,90. E os bombons entre R$ 4,19 a R$ 29,99.
Quanto ao comparativo dos valores médios calculados com base no peso médio dos produtos apresentados, foi identificado que os Bombons da marca Garoto apresentaram o menor valor quando calculado o equivalente a um quilograma do produto, sendo encontrado o valor médio de R$ 19,51/Kg.
Na outra ponta, a marca Arcor, apresentou o maior valor médio equivalente a um quilograma de chocolate, para os ovos apresentados com outros objetos (brinquedos, headphone, etc), sendo comercializado a R$ 423,46/Kg.
Analisando dentro da mesma marca, as maiores variações encontradas quanto ao preço médio por quilograma de produto, foram:
Nestlè – Diferença 945,5%
Ovos de Páscoa com outro objeto: R$291,91/kg
Bombons: R$ 27,92/kg
Garoto – Diferença 1.391,7%
Ovos de Páscoa com outro objeto: R$291,07/kg
Bombons: R$ 19,51/kg
Lacta – Diferença 1.118,5%
Miniovos de Páscoa com outro objeto: R$360,48/kg
Bombons: R$ 29,58/kg
Em relação aos Ovos de Páscoa, diferenciados apenas pela inclusão de item não comestíveis, o acréscimo ao valor do Ovo de Páscoa, pela inclusão de brindes/objetos/brinquedos,
Nesltè – Acréscimo médio de 79,6%
Garoto – Acréscimo médio de 107,3%
Lacta – Acréscimo de 102,2%
Arcor – Acréscimo de 137,2%
A comparação foi feita entre nove estabelecimentos comerciais em Cuiabá, e a pesquisa envolveu 37 tabletes de chocolates, 19 bombons e 14 ovos de páscoa de diversas marcas.
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