Dicas importantes para motoristas iniciantes

Se você tiver que mudar de um carro com transmissão automática para um Onix seminovo com câmbio manual e é um motorista iniciante, deverá levar em consideração alguns detalhes, pois há diferenças entre esses dois tipos de câmbios. Nada é impossível de aprender, é tudo uma questão de informação, atenção e muita prática.

É muito comum pensar que se você tem um carro manual, como um Onix seminovo e aprendeu a dirigir com ele, conseguirá dirigir um veículo com câmbio automático facilmente. E que se for ao contrário, você deverá aprender a usar a embreagem e monitorar as revoluções do carro para saber quando fazer a mudança de câmbio.

Na verdade, é tudo uma questão de prática, como tudo na vida. E assim mesmo, enquanto você estiver praticando, por exemplo, com um carro Chevrolet Onix, é possível que você cometa alguns erros. Mas novamente, é só ter paciência!

Agora bem, se você é um motorista iniciante e estiver prestes a comprar um Onix seminovo ou qualquer outro veículo e não souber se é melhor o câmbio manual ou o automático, conheça as características de cada um para poder decidir o melhor para você.

Câmbio manual para motoristas iniciantes

Quem aprende a dirigir um carro com câmbio manual poderá passar para um carro automático mais facilmente, porque terá uma menor quantidade de ajustes para fazer. Além disso, dirigir um carro manual, como um carro Onix seminovo, terá maior controle sobre o carro.

A verdade é que dirigir um carro com câmbio manual permite uma conexão especial entre o motorista e o veículo e isso você conseguirá perceber quase na hora de começar a dirigi-lo. Inclusive, esse tipo de veículo é mais fácil para consertar. A parte mecânica dos carros manuais são mais simples.

Câmbio manual ou automático?

Se você tiver dúvidas quanto ao tipo de câmbio para o seu próximo caro, saiba que isso vai depender do tipo de veículo que você quer e o seu modo de dirigir. Geralmente, um carro automático é mais adequado para a cidade, onde há engarrafamentos. O fato de não ter que pisar na embreagem o tempo todo, diminui o estresse do motorista.

Mas se serão feitas viagens de longas distancias ou se você costumará viajar por autoestradas todos os dias, os carros Onix manuais, por exemplo, serão uma melhor opção. Ter o controle da seleção da velocidade quer dizer que você pode dirigir com maior eficiência.

Como reduzir as velocidades com o câmbio manual

Se a sua decisão foi definitivamente um carro com câmbio manual e começou a procurar o Onix seminovo preço, vale a pena aprender a reduzir as velocidades, para tirar o maior proveito do carro que está prestes a comprar!

Aprendendo isso você estará ajudando a conservar por mais tempo o motor do veículo e consumirá menos combustível!

  • Diminuir de 3º para 2º:

Na hora de estar se aproximando a um sinal vermelho, é a manobra previa para parar o carro. Desse modo você estará diminuindo o desgaste dos freios e terá uma freada suave, além de poupar combustível.

A primeira coisa a fazer é deixar de acelerar e passar o pé esquerdo ao pedal do freio, pressionando bem suavemente para diminuir a velocidade. Ao mesmo tempo que o a velocidade diminui, você deve pressionar o pedal da embreagem e passar a alavanca de câmbio para a 2º. Ambas as ações devem se coordenar.

Depois, você soltará a embreagem suavemente até ouvir o barulho do motor. Aí é só esperar 1 segundo e logo soltar imediatamente.

  • Dicas importantes:

Se você estiver rodando por debaixo dos 30 quilômetros por hora, não vale a pena fazer essa manobra. É só pressionar o freio até o carro perder velocidade e então pisar na embreagem.

A redução deve começar a ser feita aproximadamente a uns 50 metros do lugar onde você pretende parar o veículo. No entanto, quando você comece a aprender esta manobra, faça isso uns 100 metros antes. Com o tempo e a prática, você tirará de letra!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAtlético-GO realiza mudança na sua comissão técnica
Próximo artigoVacinação infantil: país não atinge as metas esperadas desde 2018