Dicas de filmes: 7 grandes produções sobre epidemias que você precisa assistir

Nestes filmes, o futuro da humanidade está ameaçado. E você? Tem mais dicas?

O coronavírus está deixando o mundo em alerta, a ponto da Organização Mundial da Saúde declarar estado de emergência. No Brasil, alguns quadros de saúde não passam de suspeitas. Mas, o Governo Federal já se articula para eventual confirmação de casos da doença no país.

Baseados por um clima de tensão e como a realidade inspira o cinema e vice-versa é que revisitamos a filmografia mundial para relembrar alguns dos filmes que trazem versões diferentes sobre um apocalipse viral. Em comum, a ameaça ao futuro da humanidade.

Alguns são realistas enquanto outros se aventuram a fundo nas terríveis possibilidades que um futuro sombrio pode reservar. Confira nossas dicas:

 

1. Contágio (2011)

O Contágio está nas listas de filmes mais alugados e vendidos da Apple e  Play Store. O caso certamente é conveniente, afinal a história trazida por Stephen Soderbergh é uma das mais realistas possíveis. Até mesmo a origem do vírus extremamente letal que deixa o mundo totalmente perdido em questão de dias vem da China (mesmo caso do coronavírus).

2. Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Um dos poucos filmes existentes a adaptar algum livro de José Saramago. O filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles traz toda a desolação da história original quando subitamente, um vírus surge e vai deixando a população cega, à deriva da própria sorte. Somente uma mulher parece imune à doença e se destaca como cuidadora de diversos cegos, incluindo seu marido, em um hospital abandonado.

3. Eu Sou a Lenda (2007)

Um dos maiores sucessos da carreira de Will Smith também aborda o apocalipse causado por uma vacina contra o câncer. A vacina reage mal em grande parcela da população que rapidamente morre enquanto outros milhares sofrem uma mutação assustadora os tornando em criaturas agressivas e fotossensíveis. Acreditando ser o último homem vivo da Terra, o protagonista segue em suas patrulhas solitárias para sobreviver aos terríveis fatos que assombram suas noites.

4. Guerra Mundial Z (2013)

Brad Pitt enfrenta uma legião de zumbis ao redor do mundo quando um vírus mortal é disseminado agressivamente. O protagonista tenta arranjar amostras de cura que estão em Viena para tratar o vírus. O único problema é que ele está em Nova Iorque no momento que a sociedade entra em colapso. O filme de Marc Forster é um dos mais inteligentes do gênero, tendo cenas absolutamente geniais.

5. Extermínio (2002)

Este é um dos longas mais celebrados do cineasta Danny Boyle. Assim como outros filmes do gênero, a abordagem aqui é realista, embora seja de um apocalipse zumbi – dizem que sempre é o apocalipse mais provável de acontecer, segundo pesquisadores. Um paciente acorda de um coma de 28 dias em uma Londres completamente desolada. Não demora muito tempo até descobrir que o mundo está em seu momento mais obscuro com diversas pessoas se comportando de modo extremamente agressivo.

6. Filhos da Esperança (2006)

Um dos primeiros filmes de Alfonso Cuáron em Hollywood. O ano é 2007 e toda a humanidade está por um fio. Uma nova doença tornou todas as pessoas inférteis impossibilitando a reprodução humana. O pânico por o fim do mundo realmente estar próximo conforme as últimas gerações envelhecem domina as pessoas, lançando o mundo em estado de guerra por anos. Porém, inesperadamente, uma mulher dá a luz e um grupo decide protegê-la, pois pode ser a chave da cura da doença.

7. Os Doze Macacos (1995)

Esse clássico estrelando Brad Pitt e Bruce Willis é um dos filmes mais conceituados do gênero. A história é extremamente interessante: em um mundo desolado, onde 5 bilhões de pessoas já morreram por conta de um ataque terrorista biológico de uma cepa viral mortal, um grupo de cientistas mandam um prisioneiro de volta ao tempo para tentar descobrir quem criou o vírus e impedir que o apocalipse aconteça.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHospital Geral adota medidas para atender eventuais casos de infecção pelo coronavírus
Próximo artigoCriminosos usam drones para sobrevoar empresas no Distrito Industrial