Dias estressantes? Confira seis plantas que têm o poder de acalmar

Dicas para relaxar sem recorrer a medicamentos

Imagem: Freepik

Se já durante o ritmo da vida normal há tantos dias estressantes, que dirá agora em um cenário de quarentena que pode durar um bom tempo?

Ficar em casa é bom, mas não ter a opção de sair para onde quiser para relaxar a cabeça é algo perturbador. Diversas pessoas sentem que a tensão diária aumentou muito e antes mesmo de recorrer a alternativas naturais, pesquisam sobre calmantes e ansiolíticos sintetizados em medicamentos que podem trazer efeitos colaterais.

Pensando nisso, separamos seis alternativas naturais que podem ajudar a aliviar seu estresse e devolver a paz de espírito tão necessária para enfrentar uma situação difícil como a que estamos passando.

1. Hortelã

A tradicional erva que casa tão bem com diversos alimentos salgados e doces também tem efeitos calmantes e que te ajudam a aumentar a concentração. Umas folhinhas podem te ajudar muito se você cheirá-las ou realizar um chá com elas.

2. Lavanda

Apesar de muita gente associar a lavanda como aromatizante de produtos sanitários, a plantinha tem grande uso na medicina em geral. Ela é capaz de relaxar por conta da desaceleração cardíaca que impulsiona no organismo.

3. Manjericão

Até mesmo o manjericão pode ajudar você a relaxar. Ingerindo as folhas, rapidamente seu organismo receberá o linalol que reduz a ação do hormônio cortisol que é muito ligado ao estresse e é extremamente prejudicial para as paredes dos vasos sanguíneos.

4. Camomila

Quem nunca recorreu ao clássico chazinho de camomila? É praticamente um clássico. E além de estar totalmente incorporado à sabedoria popular, conta com respaldo médico. É que a tem uma significativa ação calmante nos sistemas digestivo e nervoso. O relaxamento é garantido com a camomila.

5. Melissa ou erva-cidreira verdadeira

A erva de melissa, também conhecida como erva-cidreira verdadeira, tem grande poder calmante. É praticamente a erva perfeita para insônia, ansiedade e inquietação.

6. Erva-doce

Por fim, a erva-doce também ajuda bastante a acabar com a insônia por conta de trazer bastante melatonina, hormônio que induz ao sono. Ela por si só também é uma fonte de vitaminas e nutrientes como rica em potássio, vitamina C, B6, ácido fólico, riboflavina, niacina, tiamina, ferro, cobre, magnésio, manganês, selênio, zinco, cálcio, além de flavonoides que aumentam a concentração de glutationa, tendo efeitos antioxidantes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPele do rosto de médicos escurece durante tratamento contra o coronavírus
Próximo artigoFoto mostra menino ajoelhado pedindo a Deus que acabe com o coronavírus

O LIVRE ADS