Dia Nacional: número de adoções cai 19% em MT no ano da pandemia

Quase 500 crianças e adolescentes vivem em abrigos hoje, mas só uma pequena fração delas está apta a ser adotada

(TJMT/Divulgação)

Neste dia 25 de maio comemora-se o Dia Nacional da Adoção. Em Mato Grosso, quase 500 crianças e adolescentes estão acolhidos em abrigos. Destes, porém, apenas 36 são aptos para a adoção. Dos que estão em abrigos, são 198 do sexo masculino e 234 do feminino.

De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), o número de crianças e adolescentes adotados caiu 19%, quando comparados os dados de 2019 e 2020. No ano passado, 34 crianças foram adotadas contra 42 no ano anterior.

A pandemia é apontada como um dos grandes motivos. Isso porque o trabalho em campo de servidores públicos e o processo de visita das possíveis futuras famílias foram afetados.

As crianças que ficam disponíveis e não são adotadas, geralmente, não se encaixam no perfil dos pretendentes. Elas são, em sua maioria, adolescente acima de 12 anos ou têm alguma deficiência física ou mental.

Como adotar

Para adotar uma criança, a pessoa ou família interessada deve se habilitar no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e preencher um formulário com dados e perfil da criança desejada. O procedimento de documentação é exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBandidos clonam celular de Emanuel Pinheiro
Próximo artigoPfizer para o interior