Dia Mundial do Orgulho Autista chama para reflexão e mudança de visão com relação ao autismo

Especialista fala sobre a contribuição e o aprendizado obtidos trabalhando com pacientes autistas

(Reprodução FreePik)

Neste sábado, 18 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista, em celebração à neurodiversidade e às características únicas que apresentam as pessoas com autismo.

O objetivo da data de reflexão é a busca por mudar a visão negativa da sociedade com relação ao autismo, de que não se trata de uma doença, como já foi considerada no passado.

Na verdade, é um transtorno de aspecto amplo no neuroprocessamento cerebral que pode dificultar a interação social, comunicação e comportamento.

A psicóloga especialista em autismo Jaqueline França deixou um recado nas redes sociais, junto com alguns pais, familiares de pessoas com autismo, sobre qual foi a maior contribuição e aprendizado que já recebeu trabalhando na área. O vídeo ainda conta com a participação do Gabriel adulto e do pequeno Marvin, que estão dentro do espectro.

LEIA TAMBÉM

“A maior contribuição que eu tive na minha vida trabalhando com pessoas com autismo que é ‘querer sem necessitar’. A gente aprende interagindo com essas pessoas que a gente quer muito desenvolvê-las, oferecer ambientes e estímulos que vão fortalecer as habilidades dela. Mas, que nós não necessitamos disso para sermos felizes hoje”, afirmou Jaqueline França.

A profissional lembra ainda que qualquer pessoa, seja criança, adolescente e adultos, ela quer ser feliz hoje.

“Qualquer tipo de intervenção e trabalho que venha auxiliar o desenvolvimento dela precisa ter sempre em vista o bem-estar e a felicidade hoje”, completou a psicóloga, reforçando que para ser feliz basta o hoje e isso passa pela aceitação e respeito de todos. Orgulho de ser o que é, respeitando as diferenças.

Confira o vídeo:

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBachelet ataca Bolsonaro e despede-se da ONU
Próximo artigoHomem apontado como líder e conselheiro do Comando Vermelho é preso em MT