A maioria dos cuiabanos já decidiu: vai presentear suas mães no dia 12 de maio e o valor médio do presente será de R$ 220, pagos em dinheiro. Os dados são de um levantamento do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), feito em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital.
De acordo com o levantamento, 66% das pessoas entrevistadas têm interesse em comprar presentes no Dia das Mães. Entre os 29% que não vão fazer isso, os principais motivos são o fato de a mãe já ter falecido (para 30% deles) ou morar longe (26%).
O pagamento do presente deve ser em dinheiro em 58% dos casos. O cartão de débito será a escolha de 19% dos consumidores e outros 14% devem optar pelo cartão de crédito. Apesar disso, só 35% dos filhos estão se programando para gastar mais do que gastaram no ano passado. Mais da metade deles, 52%, decidiu economizar.
O presente
Os pesquisadores da UFMT também perguntaram como será feita a escolha do presente. A resposta de 58% dos entrevistados foi que a decisão vai levar em conta o que as mães gostariam de ganhar. Roupas são a opção de 28% dos filhos. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (27%) e calçados, bolsas e acessórios (17%).
Acontece que os pesquisadores também falaram com as mães e a preferência da maioria é por perfumes e cosméticos (10%). As roupas aparecem em segundo lugar, com 9% de preferência, empatadas com calçados, bolsas e acessórios e um item que os filhos não consideraram: pacotes de viagem.
A pesquisa também mostrou, entretanto, que a maioria das mães ainda não sabe o que quer ganhar. Elas somam 26% das entrevistadas. E presentes bem diferentes dos que foram citados pelos filhos somam 42% das respostas das mães ouvidas pela UFMT.
Comemoração
Quase metade dos filhos, 49% deles, deve comprar o presente em Shoppings Centers. As lojas do centro de Cuiabá são a opção para outros 30%, enquanto 11% vai procurar algum comércio perto de casa.
O estudo da UFMT revelou ainda que os lojistas devem estar preparados, porque 69% dos filhos só vai às compras na semana do Dia das Mães.
E se os comerciantes têm a comemorar, os donos de estabelecimentos onde a festa poderia acontecer, nem tanto. Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados vai passar o Dia das Mães em casa.
A pesquisa
O Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais da Faculdade de Economia da UFMT ouviu 465 pessoas em Cuiabá, entre os dias 20 de março e 2 de abril.
A pesquisa abrangeu residentes das quatro regiões da Capital, sendo 27,3% da região Leste, 21,3% da Norte, 20,6% da Oeste e 30,8% da região Sul. Das pessoas entrevistadas, 54,6% são mulheres e 45,4% eram homens.
A amostra tem intervalo de confiança de 95% e erro amostral de 4,54%.