Dia das Crianças: comércio aposta no FGTS e prevê aumento de 4,4% nas compras

Em Cuiabá e Várzea Grande, as lojas vão abrir normalmente no feriado

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Em Mato Grosso, o Dia das Crianças deve representar um aumento nas vendas de até 4,4%. Isso em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) indica que eletrônicos e brinquedos devem ser os produtos mais procurados pelos clientes.

Alta esperada para a comercialização desses itens é de 8,2%.

Em seguida aparecem as roupas e calçados, tendo uma expectativa de crescimento na vendas de 4,5%, em relação a 2018.

Para Junior Macagnam, líder do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco/MT), o principal fator que aponta para esta alta do mercado é o crescimento da economia nos últimos meses, mesmo que de forma lenta.

Ele acredita ainda que a liberação, por parte do governo federal, de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também pode “incentivar” o consumo.

Comércio aberto

A data é considerada a terceira mais importante no calendário do comércio no país. Perde somente para o Natal e Dia das Mães.

Pensando nisso, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) decidiu autorizar o comércio da Capital e de Várzea Grande (Região Metropolitana) a funcionar normalmente.

Em regra, as lojas não abririam no sábado (12) por se tratar também do feriado nacional dedicado a Nossa Senhora Aparecida.

A decisão foi acordada entre o Sindicato dos Comerciários e entidades de representação patronal do comércio, na Convenção Coletiva 2019. A jornada de trabalho do empregado, entretanto, precisará ser compensada com folga ou paga pelo empregador.

“O Dia das Crianças representa a segunda melhor data para o comércio faturar em vendas de brinquedos e roupas, então é importante funcionar, até mesmo para auxiliar aqueles consumidores que precisam na última hora adquirir um produto”, afirma o presidente da ACC, Jonas Alves.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTraição quase termina em tragédia após homem flagrar esposa com outro
Próximo artigoCoringa está na lista dos 10 filmes melhores avaliados do IMDB