Dia das Crianças: comerciantes poderão abrir no feriado em Cuiabá e Várzea Grande

Associação Comercial esclarece que os empresários devem se atentar para as regras trabalhistas

Lojistas de Cuiabá e Várzea Grande poderão abrir as portas na próxima terça-feira (12), data comemorativa ao Dia de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, e também Dia das Crianças. A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) esclarece, todavia, que os comerciantes que decidirem pela abertura devem seguir as regras da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT).

Dentre as disposições da CCT, vigentes para o comércio da Capital e região metropolitana, estão o pagamento em dobro do dia trabalhado aos funcionários, incluída as comissões de vendas, que devem ser calculadas pela média mensal. Além disso, o pagamento deve ser junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado.

Para o presidente da Associação Comercial de Cuiabá, Jonas Alves, a data representa um importante impulso nas vendas aos lojistas, pois é considerado o terceiro evento mais relevante para o varejo no país.

“No ano passado, com os efeitos da pandemia e restrições de circulação, o setor teve menor movimentação, mas com o avanço da vacinação e o retorno da confiança, estamos otimistas e com expectativa de crescimento nas vendas”, observa Jonas.

Os estabelecimentos devem manter as medidas preventivas como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento, essenciais para o momento de retomada.

Serviços

Órgãos públicos estaduais e municipais não terão expedientes na data, mas os serviços essenciais, de saúde e segurança, funcionam em regime de plantão.

Agências bancárias também estarão fechadas e as contas de energia, água, telefone, por exemplo, podem ser pagas no primeiro dia útil após o feriado.

Serviços de caixa eletrônico, Internet Banking, Mobile Banking e de banco por telefone estarão disponíveis, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Lojistas dos shoppings também estão autorizados a funcionar, desde que sigam as regras vigentes na Convenção Coletiva do Trabalho.

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFestividades de fim de ano dividem opiniões de vereadores de Cuiabá
Próximo artigoPrefeito diz que deve liberar festas de Natal, Ano Novo e Carnaval em Cuiabá