Dia da Mulher: Selma Zarour e o protagonismo feminino nos negócios

Dona do Rock Burger e da Bravi Pizza, Selma é uma empreendedora de sucesso em Cuiabá

Arquivo pessoal

Empresária desde 2015, Selma Zarour, 40 anos, é um exemplo de protagonismo feminino nos negócios. Mesmo cercada somente por homens sempre que procurava cursos culinários, ela resistiu ao machismo do setor e construiu o sucesso de suas duas empresas, a Rock Burger e a Bravi Pizzaria, sempre com a parceria do marido, Wilson Lima.

O amor de Selma pelo ramo culinário começou em 2007, quando ela trabalhou na parte comercial do Buffet Leila Malouf e em seguida no restaurante Mahalo. Em entrevista ao Livre, Selma afirmou que os anos com a ex-patroa foram essenciais.

“Aprendi muito com dona Leila, como, por exemplo, termos que amar servir”, disse.

Selma e o marido, Wilson Lima (Foto: Arquivo pessoal)

Rock Burger

Em 2015 Selma sentiu a necessidade de voar mais alto, explorar o mundo do empreendedorismo e abrir seu próprio negócio. Com muita pesquisa de mercado e aprendizado constante, no fundo da casa do casal empresário, nasceu a hamburgueria Rock Burger.

O fluxo foi aumentando e os dois começaram a cogitar a ideia do estabelecimento ter um espaço próprio, com isso, mudaram para a Rua João Bento, no Bairro Quilombo. Atualmente, completando seis anos de existência neste mês de março, a hamburgueria tem espaço para 140 pessoas.

Nos anos de 2018 e 2019, a Rock Burger ganhou um dos mais esperados prêmios Veja Comer e Beber, de melhor hambúrguer de Cuiabá, tudo graças à eterna busca por inovação e aprimoração culinária.

Batalha contra o machismo

Quando decidiu sair do emprego para criar seu próprio negócio, Selma enfrentou grandes desafios, pois constatou que o mundo dos hambúrgueres era totalmente masculino.

Para aprimorar seus conceitos na culinária, buscou aprendizados em cursos onde observou que tinha uma predominância masculina e, por isso, sentia-se sem voz e credibilidade no meio. Mas isso a motivou a ingressar no curso de gastronomia, buscando o aperfeiçoamento profissional.

Ao participar de um treinamento em São Paulo, também na área de alimentos (confecção de pizzas), mais uma vez, ela deparou-se com uma turma formada exclusivamente por homens. Além disso, todos eram pizzaiolos e Selma sequer tinha feito uma pizza na vida. No entanto, ela estava disposta a encarar mais um desafio.

Em oito dias conseguiu desenvolver seu aprendizado. E, daquele turma formada somente por homens, foi a única que, depois, conseguiu abrir o próprio negócio no ramo de pizzas.

Bravi Pizza

A Bravi Pizza Napolitana surgiu da vontade do Wilson, mas Selma apoiou a ideia do esposo e começou a estudar esse universo. Em julho de 2019, com acompanhamento do Sebrae, os dois foram para São Paulo explorar o universo das pizzas.

Quando voltou para Cuiabá, o ponto que era o antigo restaurante Japô ficou disponível. Selma, então, convidou os amigos arquitetos Attilio e Danilo, da Total Varejo Arquitetura, para visitar o estabelecimento e perguntou para eles se o local daria para ser uma pizzaria. Com a resposta positiva, foram iniciadas as mudanças para que em abril de 2020 a Bravi Pizza fosse aberta.

A pizzaria foi aberta em plena pandemia e, por isso, o serviço começou com delivery. Foi somente em outubro de 2020 que a Bravi pode ser aberta para receber o público e de cara já foi super bem recebia pelos cuiabanos.

O diferencial da Bravi é que as massas das pizzas são produzidas apenas com farinha diretamente da Itália, água, sal e fermento, e não contém açúcar, nem gordura, o que deixa as massas mais leves e oferece melhor digestibilidade.

As pizzas também são feitas em forno napolitano, que chegam a aproximadamente 400 graus e assam a pizza em 90 segundos. Além disso, elas são fermentadas em 48 horas.

Um amigo de Selma chamado Paride, que é antigo morador do norte da Itália e atualmente mora em Cuiabá, chegou a se emocionar ao sentir o aroma e degustar a pizza de tanto que lembrou da Itália.

“Sempre busco manter a minha equipe muito bem motivada, cada pessoa que passa pela mesa do Bravi e cada pizza que sai do forno é especial”, disse Selma.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPoliciais orientam mãe por telefone e salvam bebê que se afogou em piscina
Próximo artigoAbrace o fracasso