Personagens

Dia da Mulher: Selma Zarour e o protagonismo feminino nos negócios

Dona do Rock Burger e da Bravi Pizza, Selma é uma empreendedora de sucesso em Cuiabá

4 minutos de leitura
Dia da Mulher: Selma Zarour e o protagonismo feminino nos negócios
Arquivo pessoal

Empresária desde 2015, Selma Zarour, 40 anos, é um exemplo de protagonismo feminino nos negócios. Mesmo cercada somente por homens sempre que procurava cursos culinários, ela resistiu ao machismo do setor e construiu o sucesso de suas duas empresas, a Rock Burger e a Bravi Pizzaria, sempre com a parceria do marido, Wilson Lima.

O amor de Selma pelo ramo culinário começou em 2007, quando ela trabalhou na parte comercial do Buffet Leila Malouf e em seguida no restaurante Mahalo. Em entrevista ao Livre, Selma afirmou que os anos com a ex-patroa foram essenciais.

“Aprendi muito com dona Leila, como, por exemplo, termos que amar servir”, disse.

Selma e o marido, Wilson Lima (Foto: Arquivo pessoal)

Rock Burger

Em 2015 Selma sentiu a necessidade de voar mais alto, explorar o mundo do empreendedorismo e abrir seu próprio negócio. Com muita pesquisa de mercado e aprendizado constante, no fundo da casa do casal empresário, nasceu a hamburgueria Rock Burger.

O fluxo foi aumentando e os dois começaram a cogitar a ideia do estabelecimento ter um espaço próprio, com isso, mudaram para a Rua João Bento, no Bairro Quilombo. Atualmente, completando seis anos de existência neste mês de março, a hamburgueria tem espaço para 140 pessoas.

Nos anos de 2018 e 2019, a Rock Burger ganhou um dos mais esperados prêmios Veja Comer e Beber, de melhor hambúrguer de Cuiabá, tudo graças à eterna busca por inovação e aprimoração culinária.

Batalha contra o machismo

Quando decidiu sair do emprego para criar seu próprio negócio, Selma enfrentou grandes desafios, pois constatou que o mundo dos hambúrgueres era totalmente masculino.

Para aprimorar seus conceitos na culinária, buscou aprendizados em cursos onde observou que tinha uma predominância masculina e, por isso, sentia-se sem voz e credibilidade no meio. Mas isso a motivou a ingressar no curso de gastronomia, buscando o aperfeiçoamento profissional.

Ao participar de um treinamento em São Paulo, também na área de alimentos (confecção de pizzas), mais uma vez, ela deparou-se com uma turma formada exclusivamente por homens. Além disso, todos eram pizzaiolos e Selma sequer tinha feito uma pizza na vida. No entanto, ela estava disposta a encarar mais um desafio.

Em oito dias conseguiu desenvolver seu aprendizado. E, daquele turma formada somente por homens, foi a única que, depois, conseguiu abrir o próprio negócio no ramo de pizzas.

Bravi Pizza

A Bravi Pizza Napolitana surgiu da vontade do Wilson, mas Selma apoiou a ideia do esposo e começou a estudar esse universo. Em julho de 2019, com acompanhamento do Sebrae, os dois foram para São Paulo explorar o universo das pizzas.

Quando voltou para Cuiabá, o ponto que era o antigo restaurante Japô ficou disponível. Selma, então, convidou os amigos arquitetos Attilio e Danilo, da Total Varejo Arquitetura, para visitar o estabelecimento e perguntou para eles se o local daria para ser uma pizzaria. Com a resposta positiva, foram iniciadas as mudanças para que em abril de 2020 a Bravi Pizza fosse aberta.

A pizzaria foi aberta em plena pandemia e, por isso, o serviço começou com delivery. Foi somente em outubro de 2020 que a Bravi pode ser aberta para receber o público e de cara já foi super bem recebia pelos cuiabanos.

O diferencial da Bravi é que as massas das pizzas são produzidas apenas com farinha diretamente da Itália, água, sal e fermento, e não contém açúcar, nem gordura, o que deixa as massas mais leves e oferece melhor digestibilidade.

As pizzas também são feitas em forno napolitano, que chegam a aproximadamente 400 graus e assam a pizza em 90 segundos. Além disso, elas são fermentadas em 48 horas.

Um amigo de Selma chamado Paride, que é antigo morador do norte da Itália e atualmente mora em Cuiabá, chegou a se emocionar ao sentir o aroma e degustar a pizza de tanto que lembrou da Itália.

“Sempre busco manter a minha equipe muito bem motivada, cada pessoa que passa pela mesa do Bravi e cada pizza que sai do forno é especial”, disse Selma.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes