A desembargadora Serly Marcondes Alves foi eleita presidente, por aclamação, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nesta quarta-feira (14). Ela e o desembargador Marcos Machado fizeram um acordo sobre a disputa e devem encerrar contestações judiciais.
Ele tinha sido eleito presidente da Corte, por votação, no dia 29 de abril, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou o processo a pedido da desembargadora. Na sessão solene de hoje, eles declararam ter chegado ao consenso.
“Não podemos dividir, temos que unir”, disse o desembargador, que assumiu os cargos de vice-presidente e corregedor, com a promessa de cumprir as funções.
“Estou fazendo o mesmo compromisso de união, vamos construir o melhor que pudermos”, afirmou a desembargadora.
Ontem (13), a sessão para a escolha da diretoria foi cancelada por falta de quórum dos membros titulares do TRE-MT. Na sessão do fim de abril, o desembargador Marcos Machado recebeu cinco votos e a desembargadora Serly Marcondes, um.
A desembargadora foi eleita presidente por aclamação com o aval do TSE. Os ministros entenderam, por unanimidade, que só restaria a ela ocupar o cargo de presidente, pois já cumpriria os cargos de vice e corregedora. A interpretação é baseada em critérios da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e da Constituição Federal.




