Política

Desembargador suspende cassação do mandato de Abílio Brunini

Márcio Vidal diz que o ex-vereador teve o direito de defesa cerceado e o recolocou na disputa das eleições

1 minuto de leitura
Desembargador suspende cassação do mandato de Abílio Brunini
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O ex-vereador por Cuiabá, Abílio Brunini (PL), voltou a ficar, liminarmente, apto a disputar as eleições deste ano. O desembargador do Tribunal de Justiça, Márcio Vidal, acatou nessa quarta-feira (20) um recurso de defesa contra a decisão do juiz Gerardo Humberto da Silva Junior. 

Abílio Brunini pediu a anulação da decisão sob a justificativa de que seu direito de defesa teria sido cerceado na análise da 4ª Vara da Fazenda, que revalidou a decisão da Câmara dos Vereadores de Cuiabá, no mês passado. 

O juiz Gerardo Humberto disse na sua decisão que a cassação do mandato aprovado pelos vereadores, em 2020, é válida por se tratar de julgamento no “jogo político” entre a Câmara dos Vereadores e o Executivo. 

Esse entendimento barraria a candidatura de Abílio com base na Lei da Ficha Limpa, que veta a concorrência de políticos com mandato cassado por oito anos. Mas, segundo a defesa, o ex-vereador não teve chance de se manifestar no processo. O desembargador Márcio Vidal acatou esse argumento.  

“Penso que é manifesta a existência de dano grave e de difícil reparação, uma vez que o requerente pretende disputar um cargo eletivo no presente ano”, afirmou. 

Abílio conseguiu a mudança na decisão por meio de tutela antecipatória, recurso que adianta os efeitos finais do julgamento para uma fase preliminar. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes