Negócios

Desafios e oportunidades na safra 2019/20 marcam 1º Open Sky Soja

Evento realizado pela Proteplan, em Sorriso, focou em previsões climáticas e doenças na cultura da soja

3 minutos de leitura
Desafios e oportunidades na safra 2019/20 marcam 1º Open Sky Soja

Os desafios e oportunidades da safra de soja 2019/2020 – especialmente na região da BR-163 – foram os principais temas debatidos durante o 1º Open Sky Soja, realizado na última sexta-feira (31), no município de Sorriso.

O dia de campo foi o primeiro evento oficial da Proteplan, empresa com foco em pesquisa, capacitação e assessoria criada em 2019 e que tem como uma de suas metas o aumento da produtividade e rentabilidade das lavouras mato-grossenses.

Na programação, os produtores rurais, técnicos e consultores participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estação experimental, na Fazenda Santa Anastácia, bem como diferentes programas de aplicação, as novidades para a próxima safra e também conhecer as 53 cultivares de soja mais utilizadas no Estado e de diferentes características agronômicas.

Na terceira etapa do Open Sky Soja, palestras marcaram o evento. A primeira foi com Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, sobre “Previsões climáticas para a colheita da soja e para as culturas da 2ª safra”. “Tivemos e continuamos tendo uma safra desafiadora, não só na região da BR-163, mas praticamente em todo o Brasil”, disse Marco Antônio.

Apesar deste primeiro momento, o palestrante afirmou que as previsões para as próximas semanas e, principalmente, para culturas de segunda safra, são bastante positivas. Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a fitopatologista Solange Maria Bonaldo e o fisiologista Carlos Vinicio Vieira, trouxeram temas mais técnicos, sobre doenças e seus impactos na cultura da soja e também sobre os principais distúrbios fisiológicos na oleaginosa. Ambos focaram na safra 2019/2020.

Pesquisador Marco Antonio do Santos disse que as previsões para culturas de segunda safra são bastante positivas

Bons resultados

Um dos idealizadores do evento e sócio da Proteplan, Ivan Pedro Araújo Jr., considera o primeiro evento da empresa um sucesso. “As expectativas foram superadas e a análise é extremamente positiva, sem contar o networking, que sempre enriquece, traz novos desafios e novas provocações no sentido de ajudar os produtores da BR-163 a solucionar os problemas fitossanitários da região”, destacou.

Para Fabiano Siqueri, pesquisador e sócio da Proteplan, o Open Sky Soja é fruto de um planejamento bem alinhado. “Tivemos uma presença marcante de produtores e técnicos. Atendemos bem e com qualidade e acredito que o conteúdo veio ao encontro do desejo do produtor”, disse.

Alana Tomen, também sócia, lembrou que um dos objetivos da Proteplan foi cumprido durante o evento. “A pesquisa é muito importante, mas a pesquisa sem um projeto bem estruturado de difusão de todo esse conhecimento não tem o mesmo valor. Um dos braços da nossa empresa tem esse foco: difundir para o maior número de pessoas possíveis os resultados que geramos aqui na Estação Experimental”, completou.

O Open Sky Soja contou com patrocínio da Adama, Basf, Bayer, Corteva, FMC, Ihara, Kimberlit, Oxiquímica, Syngenta e UPL.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes